terça-feira, 21 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Libertadores: Botafogo e Grêmio iniciam duelo por vaga na semifinal

Libertadores: Botafogo e Grêmio iniciam duelo por vaga na semifinal

Matéria publicada em 12 de setembro de 2017, 18:36 horas

 


Jair Ventura tenta levar o Botafogo para a semifinal da Libertadores

Jair Ventura tenta levar o Botafogo para a semifinal da Libertadores

Rio – Um duelo de brasileiros vai esquentar a rodada de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Botafogo e Grêmio medem forças nesta quarta-feira a partir das 21h45(de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), sonhando em avançar no torneio continental.

O choque de volta será na semana seguinte, dia 20, no Rio Grande do Sul. São dois times muito regulares e que talvez não estivessem entre os favoritos no início de temporada, mas que estão fazendo da vontade de vencer o combustível para irem longe.

Um exemplo disso aconteceu no fim de semana. O Botafogo conseguiu recuperar seu bom futebol e derrotou o Flamengo por 2 a 0, se aproximando do G-6, a zona de classificação para a Copa Libertadores. Jair Ventura, comandante do Glorioso, comemorou a maneira com que a equipe se comportou projetando o duelo desta quarta-feira.

– Tivemos dificuldades recentes, mas voltamos a nos comportar como o time do Botafogo. Como a equipe que vem conseguindo vencer seus confrontos e decisões e isso nos dá moral para esse difícil compromisso contra o Grêmio, que tem um dos melhores times do país – disse Jair Ventura.

Renato Gaúcho, comandante do Grêmio, espera um duelo equilibrado: “São dois times que avançaram com méritos e tendem a fazer jogos equilibrados”, disse o comandante.

Realmente os times estão fazendo bonito na Libertadores. Ambos venceram seus grupos e nas oitavas de final ganharam os dois jogos que fizeram. O Grêmio bateu o Godoy Cruz da Argentina por 1 a 0 fora de casa e por 2 a 1 no Sul. Já o Glorioso despachou o Nacional do Uruguai pela contagem mínima em Montevidéu e com um 2 a 0 no Rio de Janeiro.

– Isso mostra um pouco a qualidade dos dois times. Serão dois jogos decididos nos detalhes – disse o zagueiro Walter Kannemann.

O pensamento é compartilhado pelos jogadores botafoguenses.

– Botafogo e Grêmio chegaram longe em todas as competições que disputaram e isso mostra o grau das duas equipes, o gabarito delas. O Botafogo precisa tentar um bom resultado neste primeiro jogo para ter tranquilidade na partida de volta, pois é sempre muito complicado jogar no Rio Grande do Sul. O Grêmio também é forte no contra-ataque e vamos precisar tomar a iniciativa no Rio de Janeiro, mas sem ficarmos expostos. A minha ideia é que será um confronto com cara de jogo de xadrez e qualquer descuido ou grande jogada pode decidir o confronto – disse o lateral-direito Arnaldo.

Em termos de escalação o Botafogo conseguiu recuperar para o jogo os três titulares que estavam lesionados. O zagueiro argentino Joel Carli, que estava com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, o volante Rodrigo Lindoso, livre de dores na coxa direita, e o meia João Paulo, que está recuperado de lesão no músculo adutor da coxa esquerda, vão a campo. O desfalque é o lateral-esquerdo Víctor Luís, que cumpre suspensão por ter sido expulso contra o Nacional do Uruguai nas oitavas. Gilson assume a posição.

O Grêmio tem um sério problema para este jogo. O atacante Luan, com edema na coxa direita está praticamente vetado e se for relacionado será como opção no banco, pois não suporta os noventa minutos. Assim, o lateral-direito Leonardo Moura deverá ficar responsável pelo elo entre o meio e o ataque. Na zaga a boa notíxia fica por conta da volta de Pedro Geromel, recuperado de lesão na coxa esquerda e que assume o lugar de Bressan.

Quem avançar deste duelo pode ter um rival brasileiro nas semifinais, uma vez que o próximo adversário deste confronto sairá do choque entre Santos e Barcelona de Guayaqui, que fazem o jogo de ida também nesta quarta-feira, no Equador.

BOTAFOGO-BRA X GRÊMIO-BRA

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: José Argote (Venezuela)
Auxs: Luis Murillo (Venezuela) e Carlos López (Venezuela)
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edílson, Pedro Geromel, Walter Kannemann e Bruno Cortez; Arthur, Michel, Ramiro, Leonardo Moura e Fernandinho; Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho

Untitled Document