Imprensa confirma mais três resgates em caverna na Tailândia

by Diário do Vale

Pelo menos três pessoas foram resgatadas nesta terça-feira (10) da caverna, no norte da Tailândia, onde estavam presas há mais de duas semanas, informaram os veículos de imprensa locais. (crédito AB)

Tailândia – Pelo menos três pessoas foram resgatadas nesta terça-feira (10) da caverna, no norte da Tailândia, onde estavam presas há mais de duas semanas, informaram os veículos de imprensa locais. Os resgatados saíram de maneira escalonada. O primeiro deixou a caverna às 16h12 local (6h12 em Brasília), o segundo às 16h33 (6h33 em Brasília) e o terceiro às 17h13 (7h13 em Brasília), segundo o jornal tailandês KhaoSod.

Os novos libertados se somam aos oito meninos resgatados no domingo (9) e na segunda-feira e que permanecem internados no hospital provincial de Chiang Rai, onde não foram detectados graves problemas de saúde após avaliação médica. As autoridades ainda não confirmaram oficialmente os últimos resgatados.

O contingente internacional de mergulhadores voltou a entrar na caverna hoje às 10h09 local (0h09 em Brasília), com o objetivo de retornar com as cinco pessoas que permaneciam no local, a cerca de quatro quilômetros da entrada, disse Narongsak Ossottanakorn, porta-voz da operação.

“Hoje tiraremos os quatro meninos e o treinador”, acrescentou Narongsak em entrevista coletiva. Ele informou que mais quatro pessoas – um médico e três membros da Marinha – também deixarão a caverna após permanecer vários dias em trabalhos de assistência médica e psicológica ao grupo.

O resgate começou no domingo (9) e foram necessárias 11 horas para tirar quatro garotos. Após um intervalo de 14 horas para reabastecer os tanques de ar e revisar os planos, as operações foram retomadas na segunda-feira e mais quatro meninos foram tirados em nove horas. Esta terceira operação retira os quatro estudantes e o treinador e pode ser mais lenta pelo maior número de pessoas e pelas chuvas que atingiram a região durante toda a noite e parte da manhã.

“Hoje levará mais tempo que outros dias, mas finalmente vamos celebrar juntos”, diz mensagem divulgada pela Marinha tailandesa.

Os mergulhadores, junto com as pessoas presas na caverna, têm que superar um labirinto de galerias parcialmente inundadas e com desníveis e visibilidade nula.Os garotos, muitos dos quais não sabem nadar, começaram a ter aulas de mergulho no início do mês. Cada um deles vai acompanhado de dois profissionais, que levam o tanque de ar que lhes permite respirar. O menino usa uma máscara que cobre o rosto e que permite estar em contato direto com os mergulhadores, que vão indicando o que fazer.

O grupo segue uma guia, mas uma parte importante do trajeto é debaixo da água, e faz um intervalo no acampamento B, situado a cerca de 2,5 quilômetros da entrada. As precipitações são uma das principais preocupações das autoridades. A água filtrada pelo monte pode voltar a inundar as galerias e anular a drenagem feita. Equipes militares estão no exterior da montanha com a tarefa de bloquear a entrada de água para os túneis subterrâneos.

Os 13 – 12 estudantes entre 11 e 16 anos e o treinador de 26 – entraram nas galerias no dia 23 de junho, após um treino de futebol, quando uma súbita tempestade começou a inundar o local e fechou a saída.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996