sexta-feira, 20 de outubro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / 2017: O ano da space opera

2017: O ano da space opera

Matéria publicada em 20 de abril de 2017, 08:30 horas

 


Três aventuras espaciais vão disputar a atenção do público até o final do ano

O termo space opera, ou opera espacial, foi criado pelos americanos para enquadrar aquele tipo de história sobre heróis destemidos que viajam pelas galáxias. Um gênero popularizado pelo sucesso dos filmes de Star Wars. Enquanto os filmes de super-heróis ficam repetitivos e sem novidades, os estúdios voltam a investir pesado nas aventuras espaciais futuristas. Em maio teremos a volta dos “Guardiões da Galáxia” liderados como de costume pelo infatigável Chris Pratt. Depois, em agosto, teremos a resposta francesa ao Star Wars com o “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas”. E o ano fecha com “Os Últimos Jedis”, o episódio oito da saga criada pelo George Lucas.

“Guardiões da Galáxia Vol. 2” é a continuação daquele filme que fez um sucesso inesperado em 2014. Baseado em uma série de quadrinhos da Marvel, o longa mostra as aventuras do herói intergaláctico Peter Quill, que se intitula “O Senhor das Estrelas” e protege a Via Láctea com a ajuda de uma turma de guerreiros muito esquisitos. A série em quadrinhos foi criada para aproveitar o sucesso de Guerra nas Estrelas, com uma visão mais debochada e irreverente do gênero.

O primeiro filme custou 170 milhões de dólares e rendeu mais de 773 milhões no mundo inteiro. E como em time que está ganhando não se muda nada, o diretor e o elenco foram mantidos inalterados para o segundo episódio. O curioso é que este concorrente de Star Wars é produzido pela Disney, que comprou a Marvel assim como a Lucasfilm. Mas o universo é vasto e há lugar para todos. Sendo lançado em maio os Guardiões não atrapalham as bilheterias do Star Wars, que só chega aos cinemas em dezembro.

O personagem mais interessante do grupo, o guaxinim invocado e superinteligente, não podia faltar na continuação. E o elenco de apoio ganhou a adição do Sylvester Stallone e do Kurt Russell. O roteiro de “Guardiões da Galáxia Vol. 2” é um segredo de estado e não sabemos que personagem será interpretado pelo Stallone. Mas pelo trailer, exibido na internet, ficamos sabendo que Kurt Russell será o misterioso pai do herói.

Já “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas” tem um orçamento estimado em 197 milhões de euros. O que dá mais ou menos uns 220 milhões de dólares. O que faz do filme de Luc Besson um dos mais caros do gênero. Besson já mostrou que entende do assunto com o divertido “O Quinto Elemento”, o filme que lançou a Mila Jovovich no distante ano de 1997. O francês capricha no visual dos seus filmes e o trailer de “Valerian” é simplesmente deslumbrante.

Baseado nas histórias em quadrinhos de Pierre Christin e Jean Claude Mézieres o longa vai mostrar o casalzinho de aventureiros espaciais, Valerian e Laureline protegendo uma metrópole futurista povoada por extraterrestres vindos de mil mundos diferentes.

Ao contrário de “Guardiões da Galáxia”, “Valerian” foi criado no início dos anos 70 e dizem que foi uma das fontes de inspiração da galáxia do George Lucas. O sofisticado desenho de produção do filme será publicado em um livro da editora Titan Books, que já está sendo anunciado na internet. Veja o livro antes do filme. Um casal de jovens atores, Dane DeHaan e Cara Delevingne, encarna a dupla de aventureiros espaciais.

Rutger Hauer, que foi o androide de “Blade Runner” e a cantora Rihanna fazem participações no filme. E por último, em dezembro teremos o “Star Wars 8: Os Últimos Jedi” que mostra o encontro da heroína Rey (Daisy Ridley) com Luke Skywalker e seu treinamento para se tornar um Jedi. A moça, que já sabia até pilotar o Millenium Falcom vai ter muito pouco o que aprender com seu mestre. O filme comemora os 40 anos da franquia, já que o primeiro “Guerra nas Estrelas” foi lançado em 1977. Como no caso do “Guardiões” o elenco do episódio sete retorna para esta nova aventura.

 

 

 

Por Jorge Luiz Calife

jorge.calife@diariodovale.com.br

Um comentário

  1. Este ano vai ser empolgante para os cinéfilos amantes da ficção científica. Para quem quiser ler o quadrinho Valerian antes do filme, a edição brasileira vai sair pela editora SESC-SP no mês que vem e já está na pré-venda! Excelente quadrinho, que saiu na década de 70 na França antes de Star Wars e Guardiões dá Galáxia e com certeza inspirou os dois.

Untitled Document