quarta-feira, 20 de setembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / 35º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores começa nesta quinta-feira em Paraty

35º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores começa nesta quinta-feira em Paraty

Matéria publicada em 16 de agosto de 2017, 17:07 horas

 


Evento segue até domingo no Areal do Pontal; festival vai contar com três espaços

Paraty – Paraty mais uma vez será cenário para um evento tradicional e cheio de cultura e sabores. É o 35º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, que terá sua abertura oficial nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, a partir das 19h. O evento acontece até domingo, dia 20, no Areal do Pontal. O festival vai contar com três espaços: a tenda principal, que abriga os estandes dos alambiques participantes desta edição; a praça de alimentação, com quiosques comandados por chefs, em sua maioria, da cidade; e o espaço dedicado aos shows.

– O Festival da Cachaça é um dos maiores eventos do calendário turístico e cultural de Paraty. Neste ano esperamos receber cerca de 20 mil turistas na cidade – afirma o secretário de Turismo, Gabriel Costa.

O 35º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty contará com a presença de cinco alambiques locais: Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco. Na praça de alimentação do festival, turistas e moradores vão poder desfrutar de diversos pratos oferecidos pelos estandes montados à beira do rio. Além de ter a possibilidade de saborear as cachaças da região, ao som de diversos estilos musicais, com apresentação de músicos da região.

Buscando agradar o público em geral, a programação musical este ano ficou mais eclética, com ciranda, forró, sertanejo, samba e soul music. Com a proposta de valorização da cultura local, o visitante poderá conhecer o que Paraty tem de melhor. Músicos regionais se apresentarão em uma programação que conta com atrações que vão acontecer ao longo do dia, na tenda principal.

Realizado desde 1982, com o nome Festival da Pinga e Produtos Típicos de Paraty, o hoje Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo um grande público. Passando pelo processo de requalificação da sua estrutura, funcionamento, cenografia e programação, em um esforço conjunto da Secretaria de Turismo e da Associação dos Produtores de Cachaça de Paraty (Apacap).

Calendário: Festival da Cachaça, Cultura e Sabores é um dos eventos mais tradicionais de Paraty e atrai um grande público (Foto: Divulgação)

Calendário: Festival da Cachaça, Cultura e Sabores é um dos eventos mais tradicionais de Paraty e atrai um grande público (Foto: Divulgação)

Concurso de drinks

O Concurso de Drinks é uma realização da Secretaria de Turismo e Associação dos Produtores de Cachaça de Paraty para o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores e tem como objetivo divulgar uma das maiores riquezas de Paraty, a cachaça, que está tão presente em sua história e cultura. A ideia é fortalecer a coquetelaria e a criatividade na composição dos drinks, que utilizam a cachaça como produto principal, e mesmo agregando outras bebidas, frutas, ervas e xaropes mantém suas características sensoriais tanto no aroma quanto no paladar, únicos por excelência.

Em 2017 os vencedores do concurso foram Alef Silva, representante do quiosque Balacobaco, com o drink Balacobaco Caliente, onde utilizou a cachaça Pedra Branca; e Maria Eduarda de Mello Porto, com o drink Tropicália, com a cachaça Coqueiro.

Concurso Garota do Engenho

O objetivo do concurso é selecionar a jovem mais bela de Paraty para representar um dos cinco engenhos da cidade.

A final do concurso acontece durante o festival, no dia 19 de agosto, às 23h, no Areal do Pontal. A vencedora será eleita através de voto popular.

Confira a programação de shows do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores 2017:

 

*TENDA PRINCIPAL – AREAL DO PONTAL

 

Quinta-feira, dia 17

19h – João Pedro e Fabiano

22h – Amantes do Forró

 

Sexta-feira, dia 18

18h – Ary voz e violão

21h – Kamarote Sertanejo

23h – Ratão

 

Sábado, dia 19

15h – Coroas Cirandeiros

18h – Samba que eu gosto

21h – Banda Kauze

23h – Dom Paulinho Lima

 

Domingo, dia 20

13h – Grupo Aglomerou

17h – Karina Braz

20h – Frank Kadillac

22h – Dyego Rezende

Untitled Document