A ciência resumida em gráficos e tabelas cronológicas

by Diário do Vale
Início: Conceitos básicos para principiantes

Início: Conceitos básicos para principiantes

“O Livro da Ciência” é mais um volume da série As Grandes Ideias de Todos os Tempos, publicada pela editora Globo. São livros feitos para principiantes onde os conceitos principais de um campo do conhecimento humano são resumidos e mostrados através de gráficos, tabelas e linhas do tempo. A série já conta com um volume sobre psicologia, negócios e religiões. A ciência tão essencial ao mundo moderno vem por último.

Para boa parte do povo brasileiro, que acha que ciência é uma coisa estranha e incompreensível esse livro é uma boa introdução. Ele mostra como os cientistas tentam entender o funcionamento do mundo desde a Grécia antiga. Mais ou menos no ano 600 antes de Cristo quando os filósofos gregos começaram a pesquisar a matéria, o céu, e a constituição dos objetos e dos seres vivos.

Como o livro explica, a ciência é uma busca contínua pela verdade e sua evolução é mostrada ao longo dos tempos. Desde o trabalho de gente como Eratóstenes, que mediu a circunferência da Terra até o trabalho dos astrofísicos e cosmólogos atuais. Através de gráficos e ilustrações os autores explicam conceitos básicos como a estrutura da luz, a gravidade, a corrente elétrica e os elementos químicos. O leitor fica conhecendo os homens que deram grandes contribuições para o avanço desta busca eterna pela estrutura fundamental do mundo em que vivemos. Arquimedes, Copérnico, Francis Bacon, Isaac Newton e Albert Einstein.

Sem eles não teríamos o mundo moderno de telefones celulares, antibióticos e vacinas que consideramos parte do nosso dia a dia. O livro também explica ideias interessantes, como a síntese dos elementos nas estrelas distantes, a descoberta de mundos orbitando outros sóis ou a evolução do universo segundo as pesquisas do Big Bang. Livros assim despertam o interesse das crianças e ajudam a responder as perguntas dos pequenos sem recorrer a fantasia ou a religião. A edição brasileira custa em torno de quarenta e três reais e pode ser encontrada na maioria das livrarias reais e virtuais.

Jorge Luiz Calife/ [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996