A volta do Paul Verhoeven e da Isabelle Huppert

by Diário do Vale

Finalmente chega a Volta Redonda um filme que está indicado para a premiação do Oscar. É o drama europeu “Elle”, que já ganhou dois Globos de Ouro – de melhor filme estrangeiro e melhor atriz. A protagonista Isabelle Huppert está indicada também para o Oscar pelo seu desempenho como a executiva estuprada e indomada. O filme entra em cartaz hoje no Cine Gacemss e é dirigido pelo holandês Paul Verhoeven, que fez sucesso na década de 1990 com seus filmes de ação produzidos em Hollywood.

“Elle” é o tipo de filme feito para sua atriz principal se esbaldar. No caso a experiente primeira dama do cinema francês, a esguia Isabelle Huppert. Ela faz o papel da “Ela” do título. Michelle Leblanc, uma mulher de meia idade bem sucedida nos negócios, que comanda com mão de ferro uma empresa de videogames. Tanto na vida pessoal quanto profissional, Michelle é uma mulher fria e calculista.

Ela mantém boas relações com o ex-marido, tem um caso com o marido de sua melhor amiga, sustenta o filho e a namorada, e ainda atura a mãe maluca por botox e operações plásticas. Um dia Michelle Leblanc volta do trabalho e é atacada e estuprada por um misterioso mascarado que invadiu seu apartamento. Como muitas mulheres Michelle não procura a polícia e decide manter segredo sobre a violência que sofreu.

Nossa heroína suspeita de que o estuprador não seja um criminoso comum. E sim algum funcionário ou ex-funcionário da empresa que ela teria prejudicado. Tentando manter uma rotina normal, Michelle começa a fazer sua própria investigação. Mas o estuprador não desistiu dela e volta a ameaçá-la em um jogo de gato e rato. Onde não fica muito claro quem é o rato e quem é o gato.

Paul Verhoeven começou sua carreira na Marinha Real Holandesa, onde dirigiu vários documentários sobre a vida no mar. Em 1987 ele virou o queridinho de Hollywood ao dirigir “RoboCop – O Policial do Futuro”. Um filme de ação e ficção científica onde o diretor criava um estilo de ação contínua e violência extrema. Do RoboCop, Verhoeven passou a dirigir vários campeões de bilheteria como “O Vingador do Futuro” com o Arnold Schwarzenegger (1990), “Instinto Selvagem” com Sharon Stone e Michael Douglas (1992), e finalmente o épico de guerra espacial “Tropas Estelares”, de 1997.

Com o final do século XX o diretor deixou Hollywood para trás e voltou para a Europa. Onde dirigiu e produziu filmes e seriados para a TV holandesa. Nos últimos anos seu projeto era dirigir um filme baseado na série de TV “De stille Kracht” sobre a vida nas colônias holandesas do século XIX. Todavia o projeto acabou sendo adiado devido ao alto custo da reconstituição de época e da filmagem em locações exóticas como a Indonésia.

Verhoeven partiu então para filmar “Elle” um drama contemporâneo que se concentra na atuação de sua atriz principal. Ele ainda pretende retomar o projeto do filme de época, mas enquanto isso desfruta de um sucesso inesperado com esta história sobre uma mulher maquiavélica e aparentemente indestrutível. Ótimo para ele e para a Isabelle Hupert.

Enquanto isso o cinemão continua com sua dieta de filmes para adolescentes. Depois dos zumbis da Milla Jovovich agora temos uma nova versão para o terror “O Chamado”. Que era baseado em um filme japonês e fez sucesso com a Naomi Watts aí por volta de 2002. A nova versão é com uma tal de Laura Wiggins.

Em Resende ainda dá para ver a bonita animação “A Bailarina” e tem a estreia do brasileiro “TOC Transtornada Obsessiva e Compulsiva” com a Tata Werneck das novelas. Melhor ficar com a Isabelle Huppert.

 

No Cine Gacemss: ‘Elle’ é o tipo de filme feito para sua atriz principal se esbaldar

No Cine Gacemss: ‘Elle’ é o tipo de filme feito para sua atriz principal se esbaldar

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996