Alunos do Sul Fluminense recebem ‘A culpa é de quem?’, nova peça teatral apresentada pela CCR NovaDutra

Por Diário do Vale

Sul Fluminense – O Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, realizado pela CCR NovaDutra, levará nesta semana, a cidades do Vale do Paraíba e do Sul Fluminense, a itinerância do novo espetáculo teatral “A culpa é de quem?”, da Ciavip. O programa levará aos alunos das escolas municipais mensagens sobre o uso responsável da tecnologia e o resgate dos valores humanos.

Até o dia 25 de agosto, a itinerância visita as cidades de Lavrinhas e Queluz, no Vale do Paraíba, e as cidades de Itatiaia, Resende e Porto Real, no Sul Fluminense. As apresentações fazem parte das atividades complementares aos alunos de 4º e 5º anos de escolas participantes do programa.

O espetáculo pretende contribuir para o desenvolvimento de um novo comportamento frente ao desgaste das relações sociais provocado pelo uso equivocado da tecnologia, conscientizando sobre a importância da atenção e do diálogo para o fortalecimento de bases como a família e as amizades.

Desde o início do mês, a itinerância passou pelas cidades de Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Guaratinguetá, Aparecida, Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Silveiras.

‘A culpa é de quem?’: Peça propõe o diálogo entre o mundo real e o virtual (Foto: Ana Amélia Andrade/Divulgação)

‘A culpa é de quem?’: Peça propõe o diálogo entre o mundo real e o virtual (Foto: Ana Amélia Andrade/Divulgação)

Sinopse e história

‘A culpa é de quem?’ é um espetáculo teatral infanto-juvenil da Ciavip que propõe o diálogo entre o mundo real e o virtual equilibrando o uso da tecnologia com as relações interpessoais sem prejuízos para nenhum deles.

Na história um inspetor de alunos vê-se diante de um caso de bullying virtual em sala de aula, enquanto aguarda a chegada da nova professora para apresenta-la à classe.

Diante do acontecimento, sugere uma atividade diferente na sala de informática: uma viagem virtual para resgate dos valores perdidos naquele dia.

Sugados pelo computador, os alunos deixam de ser usuários externos e se tornam personagens de uma aventura cibernética em que o grupo deve trabalhar unido para desvendar enigmas relacionados a valores humanos.

Sobre o ‘Caminhos para a Cidadania’

Considerado o maior programa privado de Educação de Trânsito do país, o Caminhos para a Cidadania leva noções e vivência sobre Educação de Trânsito e Meio Ambiente aos educadores da rede municipal das 36 cidades às margens da via Dutra. Por meio dos encontros temáticos promovidos pela CCR NovaDutra, o programa capacita professores com atividades que possam ser aplicadas em salas de aula.

Além dos conceitos de Educação de Trânsito e Meio Ambiente, ações de cidadania também são protagonistas do programa, desenvolvidas e aplicadas por profissionais especializados contratados pela Concessionária. Com a capacitação oferecida pela CCR NovaDutra, os professores são formados para tornarem-se multiplicadores e formadores de cidadãos mais conscientes para o futuro. A Concessionária ainda oferece gratuitamente o material de apoio aos educadores, além de livros didáticos aos alunos envolvidos.

O principal objetivo do Caminhos para a Cidadania é que os conceitos sejam incluídos no conteúdo programático das matérias em toda a grade curricular das escolas municipais, com Educação de Trânsito para a 4º série, e Educação Ambiental para o 5º ano.

Desde 2005, mais de 1 milhão de crianças e de 37 mil professores foram beneficiados pelo Caminhos para a Cidadania no eixo da via Dutra. O projeto socioeducacional foi eleito “o melhor programa de responsabilidade social do setor em todo o mundo” pela International Bridge Tunnel and Turnpike Association (IBTTA) – a maior e mais importante associação internacional de concessionárias de rodovias.

‘A culpa é de Quem?’ no Sul Fluminense

Itatiaia

Dia: 23/08 (quarta-feira)

Hora: 14h

Local: Casa da Cultura, localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331 – Centro

Apresentação para alunos do Programa

 

Resende

Dia: 24/08 (quinta-feira)

Hora: 9h e 14h

Local: AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras, Rodovia Presidente Dutra Km 306, pista sentido São Paulo

 

Porto Real

Dia: 25/08 (sexta-feira)

Hora: 9h e 15h

Local: Ginásio Gustavo Pereira, localizado na Rua São Francisco, s/nº – Bairro de Fátima

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996