Angra dos Reis promove circuito de oficinas

by Diário do Vale

Angra dos Reis – Começa nesta quarta-feira, dia 20, e segue até o mês de março a série de oficinas intensivas de elaboração de projetos culturais da Cultuar. A primeira turma participa da oficina das 18h às 19h, no Centro Cultural Theóphilo Massad. O trabalho é coordenado pelo Escritório de Apoio a Projetos da Fundação Cultural de Angra (Cultuar). A inscrição é gratuita e o número de vagas é limitado.

– A nossa intenção, enquanto um escritório de apoio a projetos culturais, é conseguir recursos para manutenção das atividades sociais e culturais da cidade, desonerando os cofres públicos e atuando diretamente na captação desses recursos. Para manter esses projetos vivos e ativos, nada melhor que os editais que estão aí e precisam ser explorados – incentiva o coordenador do escritório, João Pedro Sevalho.

Os objetivos da oficina são abordar os aspectos fundamentais teóricos e práticos na elaboração de um projeto cultural; colaborar para aproximar a comunidade das políticas públicas de cultura, promovidas pelos editais; desenvolver as potencialidades na área; e também reafirmar a cultura como meio de legitimar a identidade local e como atividade economicamente viável.

Os monitores da oficina serão os gestores do Escritório de Apoio a Projetos da própria Fundação de Cultura, João Pedro Sevalho e Renan Leone. Neste primeiro dia, serão abordados a identificação e desenvolvimento de ideias para escrever um projeto, além da introdução à estrutura básica de um projeto cultural.

A programação da oficina seguirá até o mês de março. O segundo encontro acontecerá também em janeiro, dia 27, falando sobre a estrutura básica de um projeto cultural, definição de etapas e metodologia, além de introdução ao planejamento de etapas.

O terceiro encontro será em fevereiro, dia 17. A pauta será “Planejando etapas, estrutura física e estrutura técnica”. Na sequência, o quarto encontro está programado para o dia 24 de fevereiro, abordando “Planejando etapas, logística e recursos humanos”.

Já em março, acontecerão os últimos encontros do circuito de oficinas. O quinto encontro será no dia 2, sobre “Elaboração de cronograma de execução e elaboração do orçamento físico e financeiro”. O sexto encontro, no dia 9 de março, será para conhecer as “Modalidades de financiamento cultural e a definição das modalidades de financiamento do projeto”. O sétimo encontro, dia 16, aborda a “Captação de recursos, a execução do projeto e estratégias de gerenciamento de projeto”. Encerrando o ciclo de oficinas, o oitavo encontro, dia 23, será o “Encerramento do projeto e prestação de contas”.

Mais informações pelo telefone (24) 3367-1055.

Confira a programação

1º Encontro – 20 de janeiro
Identificação e desenvolvimento de ideias
Introdução à estrutura básica de um projeto cultural

2º Encontro – 27 de janeiro
Estrutura básica de um projeto cultural
Definindo etapas e metodologia
Introdução ao planejamento de etapas

3º Encontro – 17 de fevereiro
Planejando etapas
Estrutura física
Estrutura técnica

4º Encontro – 24 de fevereiro
Planejando etapas
Logística
Recursos humanos

5º Encontro – 2 de março
Elaboração de cronograma de execução
Elaboração do orçamento físico e financeiro

6º Encontro – 9 de março
Conhecendo as modalidades de financiamento cultural
Definindo as modalidades de financiamento do projeto

7º Encontro – 16 de março
Captação de recursos
Execução do projeto
Estratégias de gerenciamento de Projeto

8º Encontro – 23 de março
Encerramento do projeto e prestação de contas

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996