Artesãos e artistas do Sul Fluminense vão ocupar praça da biblioteca municipal de Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – Música, arte, moda, decoração e sustentabilidade invadindo as ruas. Nesta sexta-feira (11), das 16h às 21h30, artesãos e artistas da região Sul Fluminense vão ocupar a praça da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília. Ao todo, 20 marcas independentes vão expor seus produtos. A feira também vai dialogar com os mais diversos movimentos e valorizar os artistas da região, trazendo identidade cultural, incentivo ao empreendedorismo e novas formas de consumo.

A programação cultural inicia às 16h30 com ‘DJ Funil’, da ‘Mameluco Sistema de Som’. Ele vai mandar em versão solo uma seleção de músicas resgatando o lado pouco conhecido da MPB. Em seguida, às 17h, terá a apresentação ‘Sabe Quando Que’, de ‘Bianco Marques’, que vai traduzir em uma performance musical a falta de palavras para descrever um sentimento. Às 18h, a feira vai receber o Vitrine Cultural com a intervenção poética de ‘Anielli Carraro’, acompanhada do varal de poesias de ‘Elisa Carvalho’.

Às 18h30, o Palhaço Pudim, interpretado por Anderson Alves, fará cenas de improviso com perna de pau e degustação de “pudim de flores”. Já às 17h, o ‘Jongo di Volta’ vai realizar uma vivência de dança de roda afro-brasileira acompanhada de tambores e cantos. E para finalizar, às 20h, terá música ao vivo com a Banda Cultura Brasil, grupo formado por integrantes do projeto Meninos do Batuque.

Artesã e idealizadora da Feira Circular, Eliza Nascimento explica que a ideia surgiu da necessidade de estimular o protagonismo de pessoas que desenvolvem trabalhos independentes na região. “Como o círculo, onde não há começo e nem fim, a feira busca valorizar a identidade cultural, empreendedorismo e novas formas de consumo. É a arte invadindo a rua!”, define.

Ponto de coleta de óleo de cozinha usado

Dar o destino correto a resíduos poluentes acumulados dentro das casas ou até de empresas é um dos focos da feira. Por isso, a Óleo Local, de Volta Redonda, vai chegar junto com um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, como forma de incentivo ao descarte com responsabilidade.

“De 2010 até hoje, já recolhemos 800 mil litros de óleo, que poderia contaminar até 25 mil litros de água se esse resíduo altamente poluente fosse jogado em rios e mares”, ressalta o fundador da Óleo Local, Rafael Cabral, o ‘Cigano’, acrescentando que a empresa recolhe óleo em toda região Sul Fluminense, recicla e o transforma em biodiesel, combustível 70% menos poluente que o diesel.

Como exemplo de projetos sustentáveis que visam o reaproveitamento de materiais descartados, reduzem a poluição ambiental, e geram renda, a DecorPallets, de Volta Redonda, vai expor móveis de baixo custo fabricados com a reutilização de madeira de paletes.

 

Confira a programação cultural da 1ª Feira Circular:

16h – Abertura

16h30 – DJ Funil

17h – Sabe Quando Que – Bianco Marques

18h – Intervenção poética – Anielli Carraro

18h30 – Palhaço Pudim – Anderson Alves

19h – Jongo di Volta

20h – Banda Cultura Brasil

21h30 – Encerramento

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996