domingo, 20 de Maio de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Artista apresenta ao público obras em carvão e mosaicos

Artista apresenta ao público obras em carvão e mosaicos

Matéria publicada em 15 de Maio de 2018, 06:47 horas

 


Trabalho desenvolvido pela artista Valéria Feitosa tem técnica pouco utilizada na região e no Estado

 

Amanda Teixeira
amandateixeira@diariodovale.com.br

Abrindo o calendário 2018 de exposições, a Galeria de Arte Cílio Bastos recebe neste mês de maio as obras de Valéria Feitosa, que apresenta ao público mosaicos e desenhos a carvão. Os trabalhos foram escolhidos a partir de um edital, em que o Gacemss, através de sua equipe selecionou sete artistas para se apresentar.
Valéria nasceu em Volta Redonda, mas mora atualmente em Barra Mansa, autodidata, iniciou suas atividades artísticas ainda criança através do desenho, pontilhismo feito com bico de pena (nanquim), passando pelo uso do carvão e chegando aos mosaicos, sua técnica mais recente.
-Posso dizer que comecei com os mosaicos há pouco tempo, cerca de dois anos, e digo também que é a minha técnica favorita. Sempre achei o trabalho muito lindo. Quando soube que a artista Solange Piffer iria ministrar um curso em São Paulo eu logo me inscrevi, sempre fui uma admiradora dos trabalhos dela – destacou.
De acordo com a artista, a técnica usada por ela se chama “picassiette”, formado a partir de louças e cerâmicas.
– Em casa, muitas pessoas podem olhar para um xícara, prato ou outras louças quebradas e logo jogar no lixo, eu já olho e penso em arte. O picassiette é uma técnica antiga e inspiradora, que nos permite viajar na criatividade. É possível juntar as peças e fazer todo tipo de figura, em qualquer tipo de superfície, como vasos, paredes e quadros. Ela é pouco realizada no estado do Rio, principalmente aqui na região – descreveu.
Na exposição o público também encontrará trabalhos feitos com carvão, cuja técnica foi aprimorada no Atelier Escola em Barra Mansa.
– É um material clássico do desenho, talvez o mais antigo. Atualmente é correntemente usado em academias de Arte, pois proporciona gradações muito expressivas. Deve ser usado no desenho de linhas ou no trabalho de valores claro escuro, técnica essa que foi usada nos desenhos que serão expostos – disse.
Ainda de acordo com Valéria, as pessoas que passarem pela exposição e gostarem das obras podem levar para casa, já que elas se encontram disponíveis para a venda.
– Algumas das obras expostas estão a venda, tem peças que já foram vendidas e outras para compor a mostra eu tive que buscar no acervo de pessoas que já haviam adquirido há algum tempo – concluiu.
Serviço:
A exposição de mosaicos e desenhos a carvão de Valéria Feitosa está aberta até o dia 30 de maio, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), de 10h às 18h, na Galeria de Arte Cílio Bastos – Espaço Cultural Gacemss, localizado na Rua 14, nº 22, Vila Santa Cecília – Volta Redonda. Para mais informações (24) 3342-4202.

Material reciclado: Técnica picassiette utiliza louças e ceramicas, segundo a artista peças como canecas e pratos quebrados são usados na elaboração das obras (Fotos: Wallace Feitosa)

Amor pelas obras: Trabalhar com mosaicos é a técnica favorita da artista

 

Um comentário

  1. Que trabalho maravilhoso! A artista está de parabéns, muito talentosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document