As loucas aventuras da serie “Aeroporto”

by Diário do Vale

Absurdo: O Boeing intacto no fundo do mar

Em 1969 o filme “Aeroporto”, um suspense aéreo baseado em romance do Arthur Hailey, foi um dos maiores sucessos de bilheteria. A Universal Pictures, percebendo que tinha uma mina de ouro nas mãos iniciou uma série de sequencias. Cada uma mais absurda que a anterior. Apesar das improbabilidades dos roteiros, os filmes capturam um momento especial na história da aviação, a década de 1970, quando os primeiros jumbos entraram em serviço. Aviões enormes, como o Boeing 747, que podiam transportar 400 pessoas de uma só vez. Na Europa, ingleses e franceses colocaram em operação o espetacular Concorde, o primeiro transporte supersônico da história.
Para quem gosta de aviação, os filmes da serie Aeroporto permitem rever todos esses modelos históricos por dentro e por fora. É o caso de Aeroporto 77, que usa um Boeing 747-100 alugado da empresa American Airlines para as cenas de pouso e decolagem. No filme ele pertence ao milionário Philip Stevens, James Stewart no final de carreira, que organizou uma festa de arromba em sua mansão em Miami e seus convidados vão para lá a bordo do Jumbo. O problema é que o avião nunca chega a Miami, sequestrado por ladrões de obras de arte o jato colide com uma plataforma de petróleo e cai no mar na região do infame “Triângulo das Bermudas.”
Seria o fim da história, se este não fosse um filme da série Aeroporto. O avião pousa no mar numa região onde a profundidade não passa de oito metros, afunda e fica preso num banco de areia, com os passageiros presos dentro da fuselagem intacta. Felizmente o heroico piloto, Jack Lemmon num papel improvável, consegue sair do avião submerso, nadar até a superfície e enviar um pedido de socorro para a marinha norte-americana.
O elenco é formado por atores célebres, a beira da aposentadoria como James Stewart, e novatos como Gil Gerard, O Buck Rogers da serie de TV. Na época a revista Mad fez uma sátira divertida deste filme, mas não precisava o filme já é quase uma comédia e inspirou os longas da série “Apertem os cintos, o piloto sumiu.”

Por: Jorge Calife

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996