As muitas faces do Gary Oldman

by Diário do Vale

Gary Oldman ganhou o Globo de Ouro de melhor ator pelo seu desempenho no papel do primeiro ministro inglês Winston Churchill, no filme “O Destino de Uma Nação” (ainda inédito no Brasil). Não é a primeira vez que o esguio ator britânico interpreta um personagem da história real. Ele foi o compositor Ludwig Van Bethoven em “Minha Amada Imortal”, o roqueiro Sid Vicious em Sid e Nancy e o assassino do presidente Kennedy, Lee Harvey Oswald, no polêmico “JFK – A Pergunta que Não Quer Calar”, do diretor Oliver Stone.

O público conhece Gary Oldman pela sua galeria de vilões, que começou com o vampiro Drácula em “Drácula de Bram Stoker”, do diretor Francis Ford Copolla, de 1992, há mais de duas décadas. Foi o papel de Drácula que levou o ator a ser escalado para viver o vilão em “O profissional”, do cineasta francês Luc Besson. No filme, Oldman é o policial corrupto Stansfeld, que quer matar a Nathalie Portman. O ano era 1994 e, três anos depois, Oldman deu vida a outro homem mal, desta vez no filme de ficção científica “O 5º Elemento”, também de Luc Besson.

Prêmio: O ator como sir Winston Churchill

Prêmio: O ator como sir Winston Churchill

“O 5º Elemento” é quase uma comédia de ação e ficção espacial. Onde Bruce Willis e uma estreante, Mila Jovovich, tentam salvar o mundo de uma força maligna vinda de outra dimensão. Gary Oldman faz o divertido bilionário e contrabandista de armas Jean-Baptiste Emanuel Zorg. Em uma de suas cenas antológicas um assessor diz para ele que é preciso demitir alguns funcionários. E Zorg responde: “Demite todos, demite todos”. Superando, em muito o “você está despedido” que foi o bordão do Roberto Justus no programa “O Aprendiz”.

No mesmo ano, 1997, Oldman foi o terrorista russo Ivan Korshunov, que sequestra o Força Aérea Um e dá uma surra no presidente dos Estados Unidos, interpretado pelo Harrison Ford. Tanta maldade levou os produtores do remake de “Perdidos no Espaço” a chamarem Gary Oldman para ser o novo doutor Smith. O homem que sabota a espaçonave Júpiter 2 e deixa a família Robinson perdida para sempre no espaço.

A escolha foi desaprovada pelo ator Jonathan Harris, que tinha feito o doutor Smith na série original. Ele achava Gary Oldman muito jovem para o papel. Na verdade o ator tinha 40 anos na época, enquanto Jonathan Harris tinha 51 anos quando a série estreou em 1965. O que é uma diferença pequena. Apesar do talento do ator seu doutor Smith é apenas correto e não se compara ao original do Jonathan Harris.

Na década seguinte, Gary Oldman começou a deixar para trás os papéis de vilão. No terceiro filme da série do Harry Potter ele passou a interpretar o torturado Sirius Black, que se torna uma espécie de conselheiro do herói no filme seguinte. Em 2005 o diretor Christopher Nolan chamou o ator para fazer o comissário Gordon na sua trilogia sobre o Batman. Papel que Oldman manteve até o último filme da série, “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. Ser o comissário Gordon não exigiu muito dele já que o personagem aparece muito pouco na Gothan City de Nolan.

Em 2011 Oldman fez o papel do super espião George Smiley, na nova versão para o cinema de “O Espião que Sabia Demais”, de John Le Carré. Mas o filme fez pouco sucesso por não se encaixar na fórmula moderna de muita ação e pouca inteligência. Entretanto, o papel levou Oldman a ser indicado para o Oscar naquele ano.

Ao todo Gary Oldman já foi indicado três vezes para a estatueta da Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood. O papel de Winston Churchill, um homem obeso, exigiu uma grande transformação da parte de Oldman, que sempre foi magro. Mas o ator conseguiu graças aos truques de maquiagem e assim ganhou seu primeiro Globo de Ouro. E tudo indica que ele será indicado para o Oscar pela quarta vez.

Perdido: Nada tema, com Smith não há problema
Harry Potter: Oldman foi Sirius Black
Hilário: Emanuell Zorg e sua arma inteligente

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

1 comment

Anderson 17 de janeiro de 2018, 23:53h - 23:53

Vemos o que é um bom ator quando ele não fica na zona de conforto e se arrisca em diferentes papéis. Parabéns ao Gary Oldman!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996