Aulas de teatro são um misto de estímulos para as crianças

by Diário do Vale

“A improvisação, o jogo de cena, o drama e a comédia têm transformado a vida de gente simples da nossa região”. A afirmação é do ator Danilo Calegari, diretor da Cia Calegari que, em especial, destaca a importância da atividade para o público infantil, que está cada vez mais se interessando pela vida nos palcos. Completando três anos de funcionamento da companhia, que tem sede em Barra Mansa, Danilo afirma que inúmeros são os benefícios do teatro para as crianças, incluindo o resgate da autoestima e identidade, o que faz com que se tornem protagonistas da própria história.

– Se pensarmos no teatro como uma das manifestações artísticas do ser humano mais completas, podemos dizer que ele é um excelente alimento de estímulos para as mentes ávidas das crianças – observa o diretor, ao exemplificar que na composição de um espetáculo teatral existe a possibilidade de acrescentar a música que compõe a trilha sonora, as artes plásticas que aparecem nos figurinos, nos adereços cênicos, no cenário e em toda a plasticidade que a combinação entre esses elementos geram.

Além disso, ele destaca que nos espetáculos também existem a dança e a expressão corporal no movimento, o que exige qualidade de gestos dos atores, e a literatura, que pode ser explorada através da história que é mais do que contada, mas sim “vivida” pelos intérpretes. Segundo Danilo, também é possível associar-se ao jogo teatral às múltiplas inteligências, uma vez que se pode acrescentar a lógica-matemática na organização em que as cenas são colocadas, de forma a encadearem uma sequência lógica que dará sentido à trama apresentada.

O ator cita ainda a inteligência naturalista ou biológica, no momento em que o uso de efeitos especiais são utilizados, e na própria iluminação que não deixa de ser um artifício para manipular os elementos da natureza, criando diferentes sensações e ambientações.

– E temos ainda a inteligência interpessoal, uma vez em que o teatro é uma atividade de equipe, portanto, que exige que a criança saiba lidar com o outro. Ela deve saber usar sua capacidade interpessoal para lidar com essa plateia criando uma empatia e despertando um carisma necessário para transmitir sua arte e estabelecer uma comunicação, que é essencial para o ator. São infinitas as contribuições que o teatro pode e deve fazer para ajudar na construção de um ser humano melhor, mais sensível e mais habilitado para lidar com um mundo tão complexo quanto a mente humana é capaz de criar – conclui o diretor.

Mães aprovam as aulas

A personal Lívia Borges, de 31 anos, é mãe da pequena Liz Borges Cersozimo, de nove anos, que faz aulas de teatro na Cia Calegari, e afirma que diversos são os benefícios que o teatro trouxe para a vida da filha. Um deles, conforme destaca, é que Liz ficou mais responsável, já que cabe unicamente a ela o compromisso de decorar os textos e sua performance.

– A Liz sempre foi tagarela e sempre se expressou muito bem, então, vimos no teatro a oportunidade de desenvolver mais profundamente isso nela. E ela ama, se empenha, estuda, ensaia e se dedica demais. É uma atividade que recomendo porque também contribuiu muito com o crescimento intelectual e comportamental dela, além de contribuir com estímulo da imaginação e desenvolvimento corporal. Sem contar que nós, a família, “babamos” a cada apresentação dela – enfatiza Lívia.

A dona de casa Dhenni Gullo, de 34 anos, é mãe da aluna Nicole Gullo, de 10 anos e também só tem elogios para os benefícios que o teatro acrescentou na vida da filha. “Não é clichê, mas o teatro ajudou muito no desenvolvimento social da minha filha, que ficou mais comunicativa e mudou a maneira de se expressar. Ela não era tímida, mas não sabia como se expressar, como chegar em outra pessoa”, compara a mãe.

De acordo com Dhenni, o teatro entrou na vida da filha como um somatório, já que, segundo ela, Nicole sempre gostou de arte. Atualmente morando no Rio de Janeiro, onde é bailarina do Teatro Municipal, a aluna divide o tempo entre a capital e Barra Mansa, onde faz as aulas de teatro na Cia Calegari. “O teatro ajudou na expressão corporal dela nos palcos, na hora da dança. A diferença entre o antes e depois do teatro é muito notória”, afirma Dhenni.

Da vida para os palcos: Inúmeros são os benefícios do teatro para as crianças, incluindo o resgate da autoestima e identidade (Fotos: Divulgação)

 

Teatro tem dificuldades como qualquer profissão

Ao avaliar o cenário do teatro na região, no mês em que se comemora o Dia do Teatro (19 de setembro) Danilo Calegari destaca que tem observado grandes talentos, inclusive grupos focados em viver da arte. “A nossa profissão tem dificuldades como qualquer outra. O mercado é muito disputado e temos que buscar sempre o aperfeiçoamento. Estudar e se dedicar muito para quando as oportunidades aparecerem é fundamental. Precisamos estar preparados para os desafios”, afirma o diretor.

E esses desafios, segundo Calegari, são enormes. Prova disso é que ele diz ter perdido a conta de quantas pessoas já o procuraram para pedir dicas de como entrar na TV, o que demonstra que, em muitos casos, o ator tem a visão de que para ser uma grande estrela e ter sucesso, precisa estar na TV.

– O sucesso tem que ser uma consequência e não um objetivo. Além de ser um professor/diretor, eu procuro ser um orientador para essa galera. Mostrar que os sonhos só dependem de cada um e que com humildade e dedicação se chega longe – disse o diretor.

De acordo com ele, hoje, infelizmente, a cultura não é tratada como deveria no país, o que faz com que muitos grupos e artistas da região se esforcem para sobreviverem sem apoio nenhum. “Um exemplo são alunos que, muitas vezes, têm que largar as aulas por não terem dinheiro de passagem. São pouquíssimos os espaços que abrem as portas para artistas que estão começando. Uma pena! A luta não pode parar”, finalizou o ator.

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996