ÔĽŅ Barra Mansa recebe projeto de teatro acess√≠vel premiado pela ONU - Di√°rio do Vale
quarta-feira, 15 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Barra Mansa recebe projeto de teatro acessível premiado pela ONU

Barra Mansa recebe projeto de teatro acessível premiado pela ONU

Matéria publicada em 16 de maio de 2018, 07:05 horas

 


Premiado pela ONU: O espet√°culo √© o √ļnico no mundo a realizar espet√°culos com m√°xima acessibilidade
Foto: Divulgação

Barra Mansa

O projeto ‚ÄúAqui tem cultura acess√≠vel‚ÄĚ chega √† barra mansa nesta quarta-feira (16), com uma programa√ß√£o que inclui atividades culturais que s√£o uma experi√™ncia ampla, profunda e inovadora em acessibilidade e inclus√£o. A ONG Escola de Gente – Comunica√ß√£o em Inclus√£o, fundada pela jornalista Claudia Werneck ‚Äď m√£e da atriz Tat√° Werneck, traz para a cidade uma oficina (16) e um espet√°culo de teatro (17) que, com 10 recursos acess√≠veis, permitem a participa√ß√£o de todas as pessoas – com e sem defici√™ncia. O projeto √© patrocinado pela MRS Log√≠stica e percorre os munic√≠pios por onde passa a ferrovia.

– A cultura com acessibilidade √© uma experi√™ncia libertadora e revolucion√°ria. √Č o momento em que percebemos como, ao longo da nossa exist√™ncia, vivemos de forma apartada de outras pessoas que fazem parte da mesma humanidade que n√≥s – explica Claudia, refer√™ncia internacional em inclus√£o.

O p√ļblico vai poder conferir a apresenta√ß√£o da pe√ßa “Ningu√©m mais vai ser bonzinho” do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobiliza√ß√£o pela Diversidade”. Criado pela atriz e apresentadora Tat√° Werneck, j√° foi assistido por mais de 100 mil pessoas e premiado pela ONU (Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas), j√° que √© o √ļnico no mundo a realizar espet√°culos com m√°xima acessibilidade. O texto aborda, com muito humor, quest√Ķes cotidianas de preconceito e discrimina√ß√£o. S√£o sete esquetes em que atores e atrizes se revezam em personagens nos quais a plateia se reconhece com facilidade, fazendo com que todas as pessoas – com e sem defici√™ncia – se divirtam juntas no teatro.

Para garantir a participação de todas as pessoas, são disponibilizados dez recursos de acessibilidade, como intérprete da língua de sinais brasileira (Libras), fones para audiodescrição, material de comunicação em braile e formatos digitais, visita tátil ao cenário, rampas de acesso, banheiro adaptado e atendimento acessível desde a fila.

A Oficina de Teatro Acessível, ministrada por atores e atrizes do grupo, é uma atividade de formação e mergulho nos temas da inclusão, acessibilidade e direitos de pessoas com deficiência. A metodologia, criada pela Escola de Gente, utiliza jogos teatrais para promover a reflexão sobre o que é uma sociedade inclusiva. Em Barra Mansa, a oficina será voltada para profissionais de ensino, mas qualquer pessoa interessada em participar pode procurar a Secretaria de Educação.

Ver√īnica Mageste, especialista de Rela√ß√Ķes Institucionais da MRS, ressalta a import√Ęncia do projeto para as cidades nas quais a ferrovia est√° presente. “Projetos deste porte, geralmente, s√£o realizados em grandes centros. O desafio aceito pela nossa parceria com a Escola de Gente √© garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar esta pr√°tica de inclus√£o, demonstrando que o acesso irrestrito √† cultura √© real e poss√≠vel.”

A iniciativa conta ainda com apoio da Prefeitura de Barra Mansa, Funda√ß√£o Pedro Jorge, da Associa√ß√£o Nacional dos Procuradores da Rep√ļblica, da Associa√ß√£o Nacional do Minist√©rio P√ļblico de Contas, da Ashoka Empreendedores Sociais e do Senado Federal.

Untitled Document