Bienal Internacional de Arte de São Paulo discute as incertezas por meio da arte

by Diário do Vale

São Paulo – As incertezas da vida e as possibilidades que elas oferecem, se apresentam e se incorporam na arte contemporânea servem como tema da 32ª edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo. A bienal começa no próximo sábado (10) e termina no dia 11 de dezembro, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. A entrada é gratuita.

“Enquanto a estabilidade é compreendida como uma cura para a angústia, a incerteza geralmente é evitada ou recusada. As artes, contudo, sempre jogaram com o desconhecido”, diz o texto que apresenta o evento, assinado pelo curador Jochen Volz, com co-curadoria de Gabi Ngcobo, Júlia Rebouças, Lars Bang Larsen e Sofía Olascoaga.

No texto, os curadores dizem que o tema deste ano está ligado “a processos de tomada de decisão individuais ou coletivos” e se constrói “como um jardim, no qual temas e ideias se entrelaçam livremente em um todo integrado”.

Artistas e coletivos

A exposição deste ano apresenta produções de 81 artistas e coletivos de 33 países, questionando a política, a economia e a mídia e, muitas vezes, apresentando uma abordagem ecológica. A construção do tema foi um processo coletivo, iniciado no ano passado e envolvendo professores, estudantes, artistas, ativistas, lideranças indígenas, educadores, cientistas e pensadores.

Segundo o curador Jochen Volz, as obras da 32ª Bienal trazem estratégias sobre como se é possível viver com a incerteza. “Estamos buscando compreender diversidades, olhar para o desconhecido e interrogar aquilo que tomamos como conhecido. Entendemos os diferentes saberes do nosso mundo como complementares e não como excludentes”, disse ele.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996