Bourbon Festival Paraty completa 10 anos

by Diário do Vale

Em uma década de história: Ao longo dos anos o festival já contou com mais de 200 shows e 220 mil pessoas (Foto: Divulgação)

Neste ano de 2018 o Bourbon Festival Paraty completa 10 anos, e para comemorar irá reunir o melhor do jazz, do blues, da música brasileira e do soul nos dias 25, 26 e 27 de maio, com shows gratuitos em diversos pontos de Paraty. A programação será dividida em dois palcos – Praça da Matriz (Palco Matriz) e Igreja Santa Rita (Palco Santa Rita) -, situados no centro histórico da cidade. O público poderá ainda assistir a dois buskers (apresentações de artistas de rua): Busker Rosário (ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário do Pretos) e Busker Quadra (ao lado da Igreja da Matriz) onde terão apresentações de três artistas em horários alternados.
Esta edição especial irá reunir grandes nomes da música mundial que participaram de anos anteriores do evento, como Gary Brown que promete mais um show histórico, como na primeira apresentação, em 2009. O guitarrista Stanley Jordan, que esteve presente em 2010 e chega com seu trio, formado por Ivan “Mamão” Conti (bateria), integrante do lendário grupo Azymuth, e o talentoso Dudu Lima no baixo acústico, elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless. Além de Ed Motta, que esteve na 5ª edição e promete fazer Paraty balançar com o show Ed Dançar.
Pela primeira vez Cesar Camargo Mariano se apresenta com Madison McFerrin. Ele, um dos músicos mais primorosos da música brasileira, ela, filha de Bobby McFerrin que traz na voz uma refrescante visão jazzística unindo a “old soul” à moderna música popular americana. Acompanhados do CCM Quarteto, a dupla traz repertório repleto de energia e swing de músicas brasileiras e americanas.
Outra atração é a norte-americana Vanessa Collier, nomeada entre as cinco melhores saxofonistas do gênero pelo Blues Music Awards, sobe ao palco com Fred Sunwalk e, juntos, apresentam uma poderosa mistura de blues, funk, rock e soul. Também podemos destacar um dos melhores baixistas do país na atualidade, Rubem Farias, radicado na Suécia, com carreira internacional, estreia no festival acompanhado de sua convidada Live Foyn Friss, vocalista que se destaca na cena jazzística Europeia.
Homenagens também estão na programação do festival, como o Tributo a B.B.King -padrinho e parceiro do Bourbon em muitos festivais e turnês pelo Brasil – com Nuno Midelis, Victor Biglione e Fred Sunwalk. A bossa nova ganha homenagem com a participação luxuosa do grande Roberto Menescal, no show Bossa Hits, do guitarrista Andy Timmons e do cantor Sydnei Carvalho.
O festival recebe ainda o premiado violonista Carlos Barbosa Lima, reconhecido mundialmente como um dos grandes mestres do violão. A Orquestra Popular de Paraty, composta por músicos radicados em na cidade, apresenta repertório de releituras de samba, choro, baião e obras canções de poetas paratienses e clássicos da música popular brasileira em arranjos originais. A cantora Taryn Szpilman resgata em seu show a história do jazz e do blues desde os anos 20, com figurino característico e uma performance inovadora faz uma viagem.
Pelas ruas da cidade a Orleans Street Jazz Band, que circula pelo Centro Histórico e a presença do DJ Crizz nas pick-ups, que abre e fecha a programação dos dois palcos todos os dias.

História

Para um festival que começou numa pequena tenda ao lado da Igreja Matriz numa sexta-feira 13 chuvosa, também é o início da consagração com o show histórico do saxofonista de News Orleans, Gary Brown naquele ano de 2009. Hoje, considerado um dos eventos mais importantes dentro do calendário artístico, cultural e turístico das cidades do Rio de Janeiro e de Paraty, o Bourbon Festival Paraty entrou para o calendário oficial do Estado do Rio Janeiro, através do programa “Rio de Janeiro à Janeiro”, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (com a proposta de listar os projetos que consideram como eventos que são importantes no impacto sociocultural nas regiões onde estão estabelecidos) está, até o momento, sem o apoio de patrocínio privado, sendo exclusivamente apoiado pela Prefeitura de Paraty.

Idealizada e produzida pelo Bourbon Street Music Club, que este ano completa 25 anos, de São Paulo, a 10ª edição do Bourbon Festival Paraty é realizada pela Prefeitura Municipal de Paraty com o apoio do Convention Visitors Bureau de Paraty.

Programação

Palco Matriz

Sexta-feira, 25
21h Banda Black Rio – 40 anos(BRA) Part. Especial Gary Brown (USA) | Sambajazz
22h30 Tributo a B.B.King com NunoMidelis, Victor Biglione e Fred Sunwalk (ANG/ARG/BRA) Part. Especial Vanessa Collier (USA) | Blues
1h30 DJ Crizz (Brasil)

Sábado, 26
21h Cesar Camargo Mariano & Madson McFerrin (BRA/USA) | Jazz / Soul
22h30 Vanessa Collier & Fred Sunwalk (USA/BRA) | Blues/Rock
01h: DJ Crizz (Brasil)

Domingo, 27
21h: Stanley Jordan Trio (USA) | Jazz
22h30: Taryn Szpilman (BRA) | Jazz/Blues
00h: Gary Brown (USA) | Soul/R&B
__

Palco Santa Rita

Sábado 26/05/2018
15h: John Wesley & Carlos Barbosa Lima (BRA) | Música Brasileira

Domingo 27/05/2018
16h30: Deep Funk Session (BRA) | Jazz/Groove
__

Busker Rosário

Sexta-feira, 25
19h00 – Orleans Street Jazz Band

Sábado, 26
14h00 – Madmen´sClan
16h30 – Trinca Acústica
18h30 – Carolina Zingler

Domingo, 27
14h00 – Carolina Zingler
15h30 – Madmen´sClan
18h30 – Trinca Acústica
__

Busker Quadra

Sábado, 26
16h00 – Madmen´sClan
17h00 – Carolina Zingler
18h00 – Trinca Acústica

Domingo, 27
14h00 – Trinca Acústica
16h00 – Carolina Zingler
18h00 – Madmen´sClan

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996