Brincando de cientista com as crianças

by Diário do Vale

Livros com experiências científicas para fazer em casa são um sucesso entre pais e filhos. O mais recente é da série Manual do Mundo, do jornalista e youtuber Iberê Tenório, junto com Alfredo Luis Mateus. Tenório costuma postar vídeos ensinando coisas como dobrar uma camiseta em dois segundos ou construir um barco de papelão para quatro pessoas. No livro, fartamente ilustrado, ele ensina passo a passo uma série de experiências que o leitor pode fazer na cozinha, ou na garagem, em companhia das crianças. Elas adoram esse tipo de coisa.

Tem o clássico foguete de garrafa pet movido a bicarbonato de sódio, coisa que os alunos das escolas de segundo grau costumam fazer com frequência. E outras experiências menos comuns, como transformar o celular em projetor ou microscópio, fazer tatuagens em frutas, moldar e reciclar plástico, usar ímãs para truques e experiências, como fazer pinturas sem tintas ou caixas acústicas sem eletricidade.

A maioria dessas experiências usa materiais comuns, inclusive coisas que geralmente as pessoas jogam no lixo e podem encontrar uma nova utilidade. Servindo para fazer mágicas e truques que farão sucesso em qualquer festa. No livro essas experiências são fartamente ilustradas e os autores explicam o que está acontecendo, as leis da física que existem por trás da aparente mágica.

Na década passada cheguei a traduzir um livro semelhante, americano, para uma editora do Rio de Janeiro. Mas, infelizmente, o livro nunca chegou a ser publicado devido a problemas de contrato. “50 Experimentos para Fazer em Casa” é bem semelhante e supre a lacuna. O livro custa em torno de R$ 60 e pode ser encontrado na maioria das livrarias, tantos as físicas quanto as virtuais. Livros desse tipo são cada vez mais importantes em um mundo onde as crianças vivem agarradas nas telas dos celulares e computadores. Perdendo aquela capacidade lúdica de improvisar brincadeiras, fazer experiências com massas e barro, inventar coisas. “50 Experimentos para Fazer em Casa” também ajuda a reaproximar pais e filhos que andam muito perdidos nos mundos virtuais.

Divertido: Experiências com materiais caseiros (Foto: Divulgação)

Divertido: Experiências com materiais caseiros (Foto: Divulgação)

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

1 comment

Anderson 25 de janeiro de 2018, 18:58h - 18:58

Muito legal este livro! Taí uma excelente maneira de ensinar ciência para as crianças. Precisamos de mais cientistas se quisermos que o Brasil um dia seja um país decente e próspero.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996