Cantor Leoni é atração deste sábado no Festival Gastronomia do Mar

by Diário do Vale
Gratuito: Show do cantor Leoni é parte da programação musical do festival gastronômico (Foto: Divulgação)

Gratuito: Show do cantor Leoni é parte da programação musical do festival gastronômico (Foto: Divulgação)

 

MANGARATIBA  – O Gastronomia do Mar volta este ano com uma edição diferenciada. Desta vez, o festival acontecerá em Mangaratiba, entre os dias 27 a 29 de maio, e é o primeiro de três eventos na região da Costa Verde. Em uma estrutura montada na Praça Robert Simões (Largo Sebastião Queiroz), no Centro da cidade, chefs convidados darão oficinas de gastronomia utilizando o pescado às 19h, e artistas animarão o público, a partir das 20h. Promovido pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o projeto está em sua 5ª edição e visa a estimular a produção e o consumo pescado, além de fomentar o turismo local, contribuindo para o desenvolvimento regional. As próximas edições estão previstas para junho, em Paraty, e julho, em Angra dos Reis.

O evento terá o concurso gastronômico, com a eleição dos melhores pratos à base de espécies diferenciadas de pescado dos estabelecimentos participantes; e, além das oficinas dos chefs de cozinha, acontecerão workshops de “Beneficiamento Artesanal de Pescado”, ministrados por técnicos da Fiperj e alunos do curso de gastronomia do Senac. Na sexta, artistas regionais vão fechar o dia, e no sábado o show ficará por conta de Leoni. No domingo, um chef pâtissier fará uma oficina de doces para crianças, encerrando o festival.

Espaço interativo

Durante todos os dias de evento, a partir das 10h, técnicos da fundação vão orientar visitantes sobre a criação de organismos aquáticos (aquicultura) e políticas públicas para o setor pesqueiro e aquícola, e distribuir folders informativos e receitas especiais. A equipe vai ensinar também como escolher o peixe fresco e alertar sobre os benefícios do consumo desse alimento, que possui baixo teor de gordura e menos calorias (se comparado a outros tipos de carne); é fonte de vitaminas A, B e D, cálcio, fósforo e outros minerais importantes para o fortalecimento dos ossos; e é rico em ômega 3, que faz bem às artérias e ao cérebro.

Como surgiu

O Gastronomia do Mar foi criado em 2011 pela Sedrap, que promoveu uma ação que congregasse a vocação de Niterói como cidade produtora de pescado e a presença de bons restaurantes, fomentando com isso o turismo gastronômico e a economia local. O sucesso foi tanto que o evento migrou para o bairro de Copacabana, no Rio, e agora está chegando à região da Costa Verde.

Confira a programação:

Sexta-feira, 27/05

10h às 17h – Workshops de “Beneficiamento Artesanal de Pescado”
19h – Oficina com chef convidado
20h – Shows regionais

Sábado, 28/05

10h às 17h – Workshops de “Beneficiamento Artesanal de Pescado”
19h – Oficina com chef convidado
21h – Show de Leoni

Domingo, 29/05

Das 10h às 12h – Oficina infantil de doces, com chef pâtisser

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996