Cleo Pires manda bala em ‘Operações Especiais’

by Diário do Vale
‘Operações Especiais’: Quem gostou dos dois filmes da ‘Tropa de Elite’ certamente vai curtir esse aqui (Foto: Divulgação)

‘Operações Especiais’: Quem gostou dos dois filmes da ‘Tropa de Elite’ certamente vai curtir esse aqui (Foto: Divulgação)

Depois de aparecer nua na Playboy e trabalhar em várias novelas da Globo, Cleo Pires pega um fuzil AR-15 e manda bala em “Operações Especiais”. Dirigido por Tomás Portella, a coprodução da Globo Filmes é a aposta do cinema brasileiro para continuar explorando o filão aberto pela “Tropa de Elite”, em 2007. No lugar do Capitão Nascimento, do Wagner Moura, temos a policial Francis, da Cleo Pires. Independente dos talentos de cada um, acho que a senhorita Pires fica melhor de camiseta e pose de durona.
Com “Operações Especiais” a Globo Filmes investe em uma ideia antiga que começou na década de 1980. Naquela época a Rede Globo comprou os direitos de exibição de um obscuro seriado policial americano chamado “Lady in blue”. Narrava as aventuras de uma jovem policial, bonita, implacável e boa no gatilho chamada Kate Mahoney. No Brasil a série se chamou “Dama de ouro” e pouca gente se lembra dela. Os filmes eram extremamente violentos e deram uma boa audiência no horário das dez horas. Infelizmente, para a Globo, a série foi cancelada depois de dez episódios. Os anunciantes americanos ficaram chocados com a violência e cortaram o patrocínio. E sem anunciantes a Kate Mahoney teve que aposentar seu distintivo e seu revólver Magnun 44.
A Globo não se conformou. Afinal, a mocinha durona e boa no gatilho tinha feito tanto sucesso por aqui que ganhara uma paródia nos Trapalhões. Dez anos depois a ideia foi retomada em um seriado chamado “A Justiceira”, com a Malu Mader. O ano era 1997 e Mader fazia o papel de Diana, uma policial que tinha o filho sequestrado por uma gangue. Para tentar salvá-lo ela entrava em uma espécie de organização secreta, uma Uncle tupiniquim, dirigida pela Nívea Maria. Apesar dos roteiros do Doc Comparato a série nunca teve o sucesso da sua equivalente americana e acabou depois de uma única temporada.
“Operações Especiais” tem a vantagem de não pretender, de saída, virar uma série. Se fizer sucesso, como o “Tropa de Elite” talvez tenha uma sequência, senão fica só neste filme. Cleo Pires é Francis, uma jovem formada em turismo que trabalha na portaria de um hotel. Entediada e resolvendo mudar de vida ela entra para a polícia civil. Passa nos exames e começa a frequentar as aulas de habilitação. Estamos no início da década e quando nossa heroína se instala em uma delegacia, começa a invasão do Morro do Alemão.
Era o governo do PT querendo expulsar os bandidos do Rio de Janeiro para realizar a Copa do Mundo de 2014. Os bandidos fugiram e foram para cidades do interior. No filme da Cleo Pires eles se instalam em uma cidade chamada São Judas do Livramento. Diante da onda de crimes na cidade a polícia envia para lá uma unidade especial. Comandada por um policial incorruptível, o delegado Paulo Froes (Marcos Caruso). Para sua surpresa Francis descobre que foi escalada para a tropa de elite do delegado e vai participar das incursões em favelas e nos tiroteios com bandidos.
Como costuma acontecer nesse tipo de filme, nossa heroína enfrenta o preconceito e a desconfiança dos seus colegas. E descobre que há policiais corruptos passando informações e ajudando o chefão do crime local. O roteiro, elemento vital em um filme policial de ação, foi escrito pelo próprio diretor, inspirado no documentário “Notícias de uma guerra particular”. Cleo Pires pediu para fazer o papel e está muito a vontade nas cenas de ação. Comparando com suas antecessoras ela está melhor do que a Malu Mader e igual a Kate Mahoney dos anos de 1980. Sem falar que ela tem muito mais peito e poder de fogo do que a americana.
Quem gostou dos dois filmes da “Tropa de Elite” certamente vai curtir esse aqui. A fórmula é a mesma envolvendo a realidade brasileira recente, nosso noticiário policial e usando apenas um pouco de imaginação e licença poética.
Quem precisar de polícia agora pode chamar a Cleo.

Por Jorge Luiz Calife
[email protected]

You may also like

3 comments

Renato 15 de outubro de 2015, 21:42h - 21:42

Uso de celular por internet por guardas municipais no parque zoológico na porta ria sentados fixo no celular na portaria que. Tava na portaria era senhor de idade , fazendo serviço deles d izendo está cheio os guardas sentados na sombra ,ne via o que se passava

Al Fatah 15 de outubro de 2015, 21:15h - 21:15

A Polícia Federal tem em suas fileiras muitas agentes boas de briga, de “backside” e de “comissão de frente”… Nem em faculdade de biologia e educação física tem tanta mulher bonita junta…

Off 15 de outubro de 2015, 09:00h - 09:00

AR-15 é uma arma de uso civil nos EUA. Nenhuma tropa utiliza esta arma.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996