Com Darth Vader no Rio de Janeiro

by Diário do Vale
fundo 2

Darth Vader: Vilão contempla a paisagem do Rio de Janeiro (Fotos: Divulgação)

O sétimo episódio da saga Guerra nas Estrelas chega aos cinemas na próxima quinta-feira. Bem antes disso os personagens daquela galáxia muito distante invadiram o Rio de Janeiro. E o sinistro Darth Vader andou pela praia de Botafogo, contemplando o Pão de Açúcar em uma cena jamais imaginada pelo seu criador, o cineasta George Lucas. A invasão aconteceu durante a convenção Jedicom 2015, que ocupou o Planetário da Gávea nos dias 28 e 29 de novembro.
O Clube dos Leitores de Ficção Científica aproveitou a ocasião para entregar os prêmios Argos, aos autores brasileiros do gênero. O escritor e astrônomo Alex Dodsworth ganhou o prêmio de melhor romance por “Dezoito do Escorpião”; Fábio Fernandes ganhou o troféu de melhor antologia por “Vaporpunk”; e Carlos Orsi o de melhor conto. Este que vos escreve foi premiado com um Argos pelo conjunto da obra. A premiação aconteceu dentro da cúpula principal do planetário, um cenário futurista perfeito para o evento.
Situado ao lado da Pontifícia Universidade Católica (PUC), o Planetário já vale a pena ser visitado, mesmo quando não está sediando nenhum evento. É um museu interativo sobre astronomia e astronáutica com duas cúpulas onde projetores Zeiss criam uma reprodução perfeita do céu em qualquer época do ano. Ao lado das cúpulas fica uma espaçonave interativa onde o visitante pode ver filmes sobre o espaço sideral e ouvir explicações apertando botões. Também há vários jogos onde as pessoas podem conferir seus conhecimentos sobre o Sistema Solar e a nossa galáxia, a Via Láctea.
Os filmes, que rodam o tempo todo, mostram um passeio pelo Sistema Solar, desde as cercanias do Sol até a nuvem de cometas que existe além de Plutão. Também é possível rever a missão da nave Apollo 11, a primeira nave que pousou na Lua com astronautas, desde o lançamento do foguete até a recepção dos astronautas pelo presidente Nixon a bordo do porta-aviões Hornet. O Planetário da Gávea também conta com uma réplica escala 1:3 do módulo Eagle, que levou Neil Armstrong e Edwin Aldrin até a planície poeirenta do Mar da Tranquilidade. O planetário é um cenário tão bonito que todo ano vários casais escolhem o local para suas cerimônias de casamento.
Durante a Jedicom 2015 o planetário também exibiu uma réplica, em tamanho natural, do robô R2D2, aquele que acompanha a saga desde o primeiro filme de 1977. E um boneco do mestre Yoda, aquele bicho verde que treinou o herói Luke Skywalker no “O Império Contra-Ataca” e foi figura de destaque na segunda trilogia de Star Wars onde lutou contra o sinistro conde Dukan.

Tradição

Como é costume nas convenções, teve um concurso de fantasias, onde os fãs da série puderam criar reproduções muito boas das roupas dos cavaleiros Jedis e dos trajes imaculadamente brancos das mocinhas da série. A princesa Leia da primeira trilogia e a senadora Padme Naberrie da segunda trilogia.
Durante dois dias os vidros de planetário cintilaram com as espadas laser, ou sabres de luz como dizem os fãs. Esse é o maior desafio para um fã de Star Wars, recriar aquela arma dos Jedis que não existe na vida real. É só um efeito produzido digitalmente nos filmes. Os primeiros sabres de luz, vendidos no século passado, eram de plástico, tinham uma luz dentro e se quebravam com facilidade. Os modelos atuais usam fibras de vidro e criam um efeito bem mais parecido com o que se vê nas telas de cinema.
O Planetário fica na rua vice-governador Rubens Berardo, número 100, na Gávea e o site é (www.planetariodorio.com.br). No site é possível conferir a programação das exibições que acontecem nas duas cúpulas, o preço do ingresso e os horários de funcionamento. Há também cursos sobre astronomia para as crianças e vários tipos de eventos que acontecem ao longo do ano.

 

Prêmio: Os vencedores na cúpula do planetário

Prêmio: Os vencedores na cúpula do planetário

 

Fantasias: Fãs se divertiram com os sabres de luz

Fantasias: Fãs se divertiram com os sabres de luz

 

Por Jorge Luiz Calife
[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996