Correio americano festeja Star Trek com selos

by Diário do Vale

“Jornada nas Estrelas” está fazendo 50 anos e chegou aonde nenhum outro seriado jamais esteve. O seriado acaba de ser homenageado com uma série de quatro selos produzidos pelo Serviço Postal dos Estados Unidos. Outros seriados de televisão podem até ser tão famosos quanto as jornadas do capitão Kirk. Mas nenhum foi tema de selos postais. Fãs brasileiros do seriado já estão recorrendo aos parentes e amigos que moram nos Estados Unidos para receberem um envelope com os cobiçados selos. Que vão valer muito dinheiro daqui alguns anos.

A estreia de Star Trek foi no dia 8 de setembro de 1966, mas os correios do Tio Sam colocaram os selos a venda no dia 2 passado, já esperando a grande procura. Um detalhe curioso é que eles não reproduzem a imagem de nenhum dos atores que ficaram famosos com o seriado. O artista dos correios se concentrou nos aspectos tecnológicos e filosóficos do seriado. A espaçonave Enterprise, o tele transporte, a saudação do senhor Spock.

A Enterprise foi uma das grandes inovações lançadas pelo seriado. Antes da Enterprise todas as naves da ficção científica eram foguetes convencionais ou discos voadores. Gene Roddenberry, o criador do seriado, queria algo diferente. Ele pediu ao desenhista de produção, Matt Jefferies, que criasse uma espaçonave que não fosse nem um foguete nem um disco voador.

Jefferies trapaceou. Ele pegou um disco voador clássico e uniu a dois cilindros e um casco secundário com a forma da turbina do Boeing 707. Que era o avião comercial mais rápido daquela época. O resultado transmitia a ideia de velocidade e tinha muitas superfícies planas para refletirem as luzes coloridas. Usadas para simular os fenômenos que a nave encontraria no espaço. Além do formato diferente a Enteprise era tão grande que não podia pousar em outros planetas. Uma ideia inicial previa que a ponte de comando da nave se destacaria e desceria até a superfície.

Infelizmente o orçamento reduzido da série não permitia efeitos muito elaborados. Não havia dinheiro nem para fazer uma nave menor, um módulo de pouso como os usados pela Nasa. A solução foi o tele transporte, ilustrado no segundo selo da série aí ao lado. O tele transporte era uma ideia já antiga na ficção científica, mas no cinema e na TV só tinha sido utilizado em filmes de terror, como “A Mosca”. Com o tele transporte os tripulantes da Enterprise podiam dispensar as naves auxiliares e módulos de desembarque. Eles simplesmente eram desmaterializados dentro da nave, enviados em um raio de luz e materializados no ponto de destino.

O efeito da desmaterialização era barato, e compatível com o orçamento do seriado. Além disso o tele transporte criava uma solução mágica para qualquer tipo de problema. Em situações de perigo os personagens podiam ser retirados de qualquer prisão, túnel ou armadilha imaginável, instantaneamente, graças ao tele transporte. Além disso, visitantes indesejáveis na Enterprise podiam ser jogados no espaço com mais eficiência do que se usassem um assento ejetável.

O terceiro selo mostra um dos objetivos da missão da Enterprise. Procurar por planetas semelhantes ao nosso, onde pudessem existir “novas vidas, novas civilizações”. Os planetas semelhantes a Terra eram outro meio de manter o orçamento do seriado dentro dos limites apertados. Tudo podia ser filmado em terrenos nos fundos do estúdio. E os personagens nem precisavam de caras roupas espaciais.

Hoje, 50 anos depois, Jornada nas Estrelas é uma franquia milionária, conhecida em todo o planeta. E talvez até além dele. Afinal, aqueles sinais de TV transmitidos em 1966 estão viajando pelo espaço. E já chegaram a 50 anos-luz da Terra.

 

Honra: Selos marcam os 50 anos da série (Foto: Divulgação)

Honra: Selos marcam os 50 anos da série (Foto: Divulgação)

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996