Cultura de Itatiaia a todo vapor

by Diário do Vale

Itatiaia – O meio cultural de Itatiaia anda movimentado. Uma das novidades é que a prefeitura, por meio da Assessoria Especial de Cultura, abriu inscrições para novas turmas no segundo semestre. As aulas acontecerão gratuitamente na Casa da Cultura e as vagas disponíveis são para corte e costura, arte em EVA, feltro, saxofone, flauta doce, flauta transversal, trompete, trombone, musicalização, clarineta, tuba e eufônio.

Segundo o assessor especial de Cultura, Rafael Fioratto, este ano a unidade possui 68 turmas e atende, gratuitamente, cerca de 800 alunos, a partir dos três anos de idade, em 44 cursos.

– Nós nos organizamos para abrir novas turmas no segundo semestre de acordo com a demanda dos alunos. Nosso objetivo é ofertar e diversificar cada dia mais os cursos oferecidos pela Casa da Cultura. Para as atividades de dança e teatro não teremos novas turmas, pois os professores já estão trabalhando em cima do espetáculo de fim de ano – explica o assessor.

As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura, que fica Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h. No ato da inscrição é necessário apresentar duas fotos ¾, cópia do comprovante de residência e cópia da certidão de nascimento ou identidade. No caso de menores de idade, os pais ou responsáveis devem levar uma cópia da identidade. Mais informações pelo telefone (24) 3352-2077.

 

Modalidades disponíveis

Corte e costura – 10 vagas por módulo – a partir dos 12 anos

Arte em EVA – 10 vagas – a partir dos 14 anos

Feltro – 10 vagas – a partir dos 14 anos

Saxofone – 4 vagas – a partir dos 9 anos

Flauta doce – 6 vagas – a partir dos 9 anos

Flauta transversal – 3 vagas – a partir dos 9 anos

Trompete – 6 vagas – a partir dos 9 anos

Trombone – 3 vagas – a partir dos 10 anos

Musicalização – 15 vagas – a partir dos 9 anos

Clarineta – 6 vagas – a partir dos 9 anos

Tuba – 2 vagas – a partir dos 9 anos

Eufônio – 2 vagas – a partir dos 9 anos

Gratuitas: Vagas disponíveis são para corte e costura, arte em EVA, feltro, saxofone, flauta doce, flauta transversal, trompete, trombone, musicalização, clarineta, tuba e eufônio (Fotos: Divulgação)

Gratuitas: Vagas disponíveis são para corte e costura, arte em EVA, feltro, saxofone, flauta doce, flauta transversal, trompete, trombone, musicalização, clarineta, tuba e eufônio (Fotos: Divulgação)

 

Grupo de dança se destaca em festivais

O Ritmos Grupo de Dança participou no último fim de semana, em Itajubá, do Minas Brasil Fest Dance. O grupo conta com 48 bailarinos, que fazem aula na Casa da Cultura da cidade, e foram indicados para três festivais, sendo dois internacionais e um em solo nacional.

O Minas Fest reuniu bailarinos de todas as regiões do Brasil e o grupo de Itatiaia apresentou nove coreografias no festival. A primeira conquista foi a confirmação da vaga na competição do Mercosul que acontecerá entre os dias 6 e 10 de setembro na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina.

Os jurados do festival decidiram ainda pela indicação para o Festival Del Sole da Cidade de Riccione, na Itália, em 2018, e para o São Paulo Jazz Promodança que será realizado ainda este ano, na cidade de Barra Bonita.

Para o coreógrafo e coordenador do projeto de dança da Casa da Cultura, Jefferson Santos, essas indicações representam um processo natural do profissionalismo no trabalho desenvolvido.

– Os bailarinos foram para Itajubá focados em dar o melhor no palco e o resultado foi a decisão dos jurados com estas indicações que nos surpreenderam. O festival da Itália nós não esperávamos e como será só em 2018 teremos tempo para nos organizarmos bem para levar os alunos. Para o Mercosul levaremos cinco coreografias e o de São Paulo ainda não recebi o regulamento, mas sei que é de altíssimo nível. Estamos muito felizes com esse resultado, afinal, são anos de trabalho. Não surgimos no cenário nacional do nada, mas sim de anos de dedicação com um elenco entrosado, professores maravilhosos e o apoio do atual governo com a cultura da cidade – destaca o professor Jefferson Santos.

Segundo Rafael Fioratto, esses convites ressaltam a qualidade, talento e empenho dos alunos e professores da Casa da Cultura.

– Acredito que esses convites serão cada vez mais constantes, pois o trabalho da dança está crescendo e cada vez teremos mais visibilidade. Itatiaia conta com bons profissionais. Em Minas percebemos o quão bem recebido o professor Jefferson é pelos organizadores dos festivais, pois seu talento e trabalho técnico fazem hoje a dança da Casa da Cultura ser muito respeitada – ressalta.

Dança: Minas Fest reuniu bailarinos de todas as regiões do Brasil e o grupo de Itatiaia apresentou nove coreografias no festival

Dança: Minas Fest reuniu bailarinos de todas as regiões do Brasil e o grupo de Itatiaia apresentou nove coreografias no festival

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996