Escolas de Barra do Piraí e Mendes ganham Cinemateca

Por Diário do Vale

Nesta semana as cidades de Barra do Piraí e Mendes receberão cinematecas do projeto Cinemateca – Escola & Vida 2. A iniciativa e patrocínio são da empresa MRS Logísitca, por meio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Rouanet, com produção do Grupo Incentivar. O objetivo do projeto é ser instrumento de integração social e de democratização ao acesso à cultura.
– A ideia é permitir que crianças, jovens e adultos das mais variadas camadas sociais, tenham o acesso irrestrito à cultura, contribuindo para a difusão da leitura de livros e acessibilidade ao audiovisual- ressalta o Supervisor de Marketing do Grupo Incentivar, Welson Ribeiro.
Em Barra do Piraí as escolas comtempladas são o Centro Integrado de Educação Pública (Escola Pública Municipal Mariana Coelho), a Escola Municipal Maria de Lourdes Costa Coimbra e Escola Municipal Anésio Frota Aguiar. Já na cidade de Mendes quem vai receber as cinematecas é a Escola Municipal Anésio Frota Aguiar e a Escola Municipal Jayme Siciliano. Outros municípios também participam do projeto, entre elas Vassouras, Paraíba do Sul e Seropédica.
Além da doação da estrutura de cinema e dos livros, a cinemateca conta com livros em braile e DVDs com gravações de peças teatrais socioeducativas e um sistema de som compacto fazendo com que as pessoas se sintam em um cinema.
O projeto é uma fonte de conhecimento já que, em determinados bairros e cidades, a estrutura munícipe local não possui salas de leitura e cinema, e em muitos locais o custo deste acesso torna-se muitas vezes caro demais para que as famílias desfrutem deste tipo de acesso. Cinemateca – Escola & Vida 2 não é voltado apenas para a difusão dos acervos audiovisuais educativos culturais para as escolas, mas também uma importante ferramenta simbólica que auxilia na formação de uma sociedade melhor, já que crianças, jovens e adultos buscam nas suas escolas, a valorização da vida e do conhecimento, questões essenciais para a formação do indivíduo. “Acreditamos que a diversidade de práticas culturais contribui para o desenvolvimento humano e queremos que jovens e crianças reconheçam esse valor”, explica Ribeiro.
A especialista de Relações Institucionais da MRS, Verônica Mageste, destaca a importância do projeto para as cidades nas quais a ferrovia está presente. “Um dos nossos principais objetivos era buscar um projeto que refletisse nosso desejo de estar presente no dia a dia da comunidade, de forma permanente, e que pudesse trazer benefícios mais concretos para as crianças e adolescentes dos municípios. Neste sentido, temos enorme prazer em realizar a entrega das 25 estruturas em todos os estados e saber que milhares de crianças e adolescentes poderão ter acesso a meios culturais, nem sempre disponíveis, neste e nos próximos anos”.
A utilização também é direcionada ao público em geral. A ideia é atender a demanda de comunidades locais por equipamento audiovisual, videoteca e biblioteca, tornando-se um instrumento auxiliar nas ações culturais e pedagógicas da comunidade.

Serviço:
BARRA DO PIRAÍ
Data: 23 de maio de 2018
Horário: 9h
Local: CIEP Centro Integrado de Educação Pública (Escola Pública Municipal Mariana Coelho) – Rua Barão de Vargem Alegre, 71 – Vargem Alegre – Barra do Piraí/RJ

Data: 23 de maio de 2018
Horário: 15h
Local: Escola Municipal Maria de Lourdes Costa Coimbra – Rua Florentina Edwirgens de Almeida, 96 – Artur Cataldi – Barra do Piraí/RJ

MENDES
Data: 24 de maio de 2018
Horário: 9h
Local: Escola Municipal Anésio Frota Aguiar – Rua Osmar do Nascimento, 999 – Água Fria – Mendes/RJ

Data: 24 de maio de 2018
Horário: 15h
Local: Escola Municipal Jayme Siciliano – Avenida Dr. Jayme Siciliano, s/nº – Centro – Mendes/RJ

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996