segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Escolas interculturais já atenderam 950 alunos

Escolas interculturais já atenderam 950 alunos

Matéria publicada em 15 de fevereiro de 2017, 13:16 horas

 


Rio – Escolas bilíngues da rede estadual – integrantes do programa Dupla Escola – têm ajudado alunos a conquistarem oportunidades no mercado de trabalho com um diferencial: fluência em línguas como francês, inglês, espanhol, turco e mandarim. Os colégios estaduais interculturais, além do ensino médio regular, preparam os jovens para o competitivo mundo globalizado. Entre 2014 e 2016, as unidades interculturais atenderam a 957 estudantes. Desses, 193 se formaram em 2016.

As primeiras escolas neste formato iniciaram o ano letivo em 2014. Hoje, são cinco unidades. A proposta curricular visa à formação plena do estudante que tenha por objetivo desenvolver a proficiência na língua estrangeira, com ações pedagógicas formais e não formais que possam contribuir no aprendizado do idioma, valorizando aspectos culturais e a interculturalidade. O contato dos alunos com a cultura de outro país se dá também através de eventos, como datas comemorativas, e até de viagens ao país ao qual a unidade está ligada. No total, 51 alunos já fizeram intercâmbios.

– Esse conhecimento amplia o horizonte dos estudantes. Um fator importante é falar fluentemente uma outra língua – disse o secretário de Educação, Wagner Victer.

Idiomas e disciplinas diferenciadas

Colégio Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto – Localizada no Méier, unidade oferece ensino em Português-Espanhol e eixo em Ciências Humanas.

 

CIEP 117 – Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos – Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, escola oferece Inglês e eixo em Globalização.

 

CIEP 449 – Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França – Em Charitas, Niterói, unidade tem aulas de Francês e eixo em Biologia e Meio Ambiente.

 

Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China – Oferece Mandarim e Inglês e eixo em Ciências Exatas. Fica em Charitas, Niterói.

 

CIEP 218 – Ministro Hermes Lima Brasil – Intercultural Brasil-Turquia – Tem aulas de Turco e Inglês e eixo em Física e Informática. A escola fica em Duque de Caxias, na Baixada.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document