Espaços culturais abrigam a Bienal de Música Brasileira

by Diário do Vale

Rio – Entre os dias 23 e 29 de outubro, espaços culturais administrados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro receberão a XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. O evento é realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), através do Centro de Música da instituição, em parceria com a Academia Brasileira de Música e com o patrocínio do Ministério da Cultura.

A abertura será na segunda-feira, às 19h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nos outros dias, a Bienal se deslocará para a Sala Cecília Meireles, parceira do evento desde o seu início, em 1975. Ao longo dos setes dias de programa, serão apresentadas 61 peças inéditas – 15 de compositores convidados e 46 selecionadas pelo Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. O horário dos concertos é as 19h, exceto no encerramento, marcado para as 17h.

O objetivo do evento é refletir e estimular todas as manifestações da música brasileira de concerto contemporâneo, em sua diversidade estética, de linguagens, meios e formações. Estão presentes obras de vários estilos, desde a música orquestral à eletroacústica, em múltiplas combinações.

Homenagens

Este ano, a bienal fará três homenagens in memoriam: aos compositores Sergio Roberto de Oliveira e Olivier Toni, e ao embaixador Vasco Mariz, historiador, musicólogo e pesquisador da música brasileira. A homenagem especial é para Flávio Silva, cujo nome e atuação estão vinculados decisivamente às Bienais de Música Contemporânea.

Informações completas sobre as obras, os concertos e os músicos serão publicadas no site (www.funarte.gov.br).

Cultura: Setenta e seis peças inéditas vão ser apresentadas durante sete dias (Foto: Divulgação)

Cultura: Setenta e seis peças inéditas vão ser apresentadas durante sete dias (Foto: Divulgação)

 

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996