terça-feira, 16 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Exposição celebra os 113 anos da Ponte Velha

Exposição celebra os 113 anos da Ponte Velha

Matéria publicada em 11 de abril de 2018, 07:36 horas

 


Patrimônio histórico da cidade será homenageado na Casa de Cultura Macedo Miranda até dia 30 de abril

Homenagem: Ponte Velha é o tema da exposição que o Arquivo Histórico Municipal (Foto:Divulgação)

Homenagem: Ponte Velha é o tema da exposição que o Arquivo Histórico Municipal (Foto:Divulgação)

Resende – Um dos mais marcantes cartões postais de Resende, a Ponte Nilo Peçanha, conhecida na cidade como Ponte Velha, é o tema da exposição que o Arquivo Histórico Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e pela Prefeitura de Resende, a travessia, que é um ícone histórico da cidade, está completando 113 anos. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h e 18h, até o dia 30 de abril.
A exposição visa resgatar a importância histórica da Ponte Nilo Peçanha para o desenvolvimento de Resende, além de destacar toda a sua beleza arquitetônica, contará com fotografias, textos e poesias, que poderão ser apreciados inclusive por deficientes visuais já que haverá versão em Braile, além de desenhos, banners e maquetes. Cada elemento da mostra registra um momento da história da ponte, levando o público a uma viagem no tempo, através das obras. Além disso, a exposição também contará com materiais produzidos por alunos de escolas municipais.
– A exposição é voltada para pessoas de todas as idades, em especial para os jovens que terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da nossa cidade, de uma forma lúdica. Conhecer o lugar onde vivemos é um exercício fundamental para a formação da cidadania – explicou o historiador Claudionor Rosa, curador da mostra.
Além das visitas individuais, a exposição, que tem entrada franca, também poderá ser visitada por grupos de estudantes ou profissionais que tenham interesse no assunto. Para isso, basta entrar em contato com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e agendar o dia e a hora.
Marco do Desenvolvimento
Construída em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio para o Brasil, a Ponte Velha foi inaugurada no dia 16 de abril de 1905. Sua construção, considerada um marco no desenvolvimento da cidade, pôs fim a um verdadeiro drama enfrentado pelos moradores que precisavam atravessar o Rio Paraíba utilizando as antigas pontes de madeira que periodicamente eram carregadas pelas enchentes. O nome da ponte, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao Presidente do Brasil na época, que veio a Resende especialmente para a inauguração da travessia, que completa 113 anos em 2018. Posteriormente, a ponte foi tombada como patrimônio histórico municipal e estadual.

Serviço

Exposição Ponte Velha – Patrimônio Cultural de Resende
Local: Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda
Visitação: De segunda a sexta, das 12 às 18h, até 30 de abril
Agendamentos: 3354.6927

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Além da ponte ter sido cordada, há muito tempo atrás, por um prefeito cabeça de bagre, veio outro que fez um “puxadinho” na ponte, que contrasta com o valor histórico da ponte velha, ou seja fez aquele troço horrível, sem necessidade alguma naquele ponto ali.

Untitled Document