Exposição do projeto ‘Além da Visão’ pode ser conferida até esta sexta-feira no Sider Shopping

by Diário do Vale

Volta Redonda – Realmente não há limites para sonhar, muito menos para expressar a arte que existe dentro de cada um de nós. Prova disso é a exposição que pode ser conferida até esta sexta-feira, dia 29, na Galeria Pop Up Store, no Sider Shopping, em Volta Redonda. A mostra faz parte do projeto “Além da Visão: Fotografando 2017”, realizado pela Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, em parceria com fotógrafos de Volta Redonda.

Permitir que pessoas com deficiência visual tenham a oportunidade de mostrar como enxergam o mundo onde vivem por meio de fotografias. É com esse objetivo que a exposição ganhou forma.

A diretora a instituição, Vera Lúcia Ferreira Cruz, falou da importância do projeto durante a abertura da exposição.

– O fato de a pessoa ser deficiente visual não quer dizer que não tenha percepção do que está ao seu redor. E um trabalho com fotografias é uma oportunidade para expressar a criatividade e a inclusão social – comenta Vera, ressaltando que a mostra é composta por mais de 40 fotografias, todas com legendas também em braile.

Quem estiver em Volta Redonda e passar pelo shopping poderá conferir as fotos produzidas pelos alunos com o apoio dos fotógrafos que abraçaram o trabalho. As imagens expressam a forma diferenciada como os participantes veem o mundo e prometem encantar.

– A fotografia é a forma de a pessoa cega comunicar as suas percepções sobre o mundo ao seu entorno e despertar a consciência do público sobre a sua realidade – diz a diretora.

De acordo com Vera, o apoio de profissionais experientes foi fundamental para a realização do projeto.

– Pensando que as pessoas cegas podem e devem ter essa oportunidade de fotografar, se forem motivadas e capacitadas para isso, firmamos uma parceria com fotógrafos renomados de Volta Redonda. Cada profissional apadrinhou um estudante, possibilitando a concretização desse sonho – explicou a idealizadora do projeto.

Antônio Calino, que está no mercado de produção de vídeos e fotos há 50 anos, é um dos padrinhos da exposição e fala da satisfação de participar desse trabalho.

– É muito gratificante. Nós, fotógrafos, aprendemos muito com os alunos, principalmente a enxergar com os olhos do coração – comenta Calino.

Quem também agradece a oportunidade de ajudar a disseminar a arte, é a gerente de Marketing do Sider, Camile Teixeira.

– O Sider está de portas abertas, especialmente para um projeto tão rico que tem como objetivo a inclusão social e a valorização da arte. Convidamos todos os clientes para visitarem essa linda exposição – fala.

Alma em imagens

Os estudantes e professores, acompanhados de 17 fotógrafos, fizeram diferentes tipos de imagens, que variaram de acordo com a imaginação de cada um. “A alma deles foi colocada no trabalho. Meu sentimento hoje é de gratidão. Agradeço aos envolvidos a oportunidade de presenciar este grande momento”, comentou a secretária municipal de Educação, Rita Andrade.

O aluno Arnaldo de Assis Filho, de 55 anos, perdeu totalmente a visão em 2014, pouco antes de conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele é apaixonado por veículos e optou por fotografar diferentes tipos de carros.

– Eu já havia comprado um carro quando tive o glaucoma, que resultou na minha cegueira. No início foi bem difícil, mas consegui superar e hoje vivo uma vida normal. Viajo, passeio e conheço tudo de Volta Redonda – relatou.

Já a estudante Amália Aparecida dos Santos fez imagens da própria escola. “Quando eu enxergava amava tirar fotos. Depois que perdi a visão, pensei que nunca mais iria conseguir. Pelo visto, enganei-me”, afirmou.

A secretária da pasta fez questão de elogiar o trabalho. “Nós acreditamos nos sonhos, basta alguém abraçar e ajudar na realização deles. O fato de a pessoa ser deficiente visual não quer dizer que ela não saiba quem está ao seu redor. Um trabalho lindo entre os padrinhos (fotógrafos) e afilhados (alunos e professores da Hilton Rocha)”, conclui.

A Escola Municipal Dr. Hilton Rocha fica localizada no bairro Voldac e possui 57 alunos, todos com algum tipo de deficiência visual. O objetivo do evento foi impulsionar a autoestima, reflexão e a imaginação deles.

Serviço

A exposição do projeto ‘Além da Visão: Fotografando 2017’ pode ser conferida até esta sexta-feira, dia 29 de setembro, na Galeria Pop Up Store, no subsolo do Sider Shopping, em Volta Redonda.

‘Além da Visão’: Mostra é composta por mais de 40 fotografias, todas com legendas também em braile (Fotos: Divulgação)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996