quinta-feira, 23 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Exposição ‘Flores de Aço’ pode ser conferida no Espaço Zélia Arbex, em Volta Redonda

Exposição ‘Flores de Aço’ pode ser conferida no Espaço Zélia Arbex, em Volta Redonda

Matéria publicada em 17 de agosto de 2017, 18:06 horas

 


Mostra fica no local até dia 31 de agosto e é resultado do projeto ‘Cartas’, da secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos

Volta Redonda – Relatos de vida, histórias, dramas, fatos contados por mulheres de Volta Redonda e que agora foram transformados em arte. Essa é a exposição “Flores de Aço”, que pode ser conferida na Galeria das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, até dia 31 de agosto. A mostra é resultado do projeto “Cartas”, idealizado pela secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos. Com o tema “É o que penso. É o que eu vivo”, três mil mulheres participaram e contaram suas histórias. Uma equipe da pasta leu todas as cartas e mostrou ao prefeito Samuca Silva o resumo dos problemas e os dilemas das mulheres da cidade.

– Foi uma oportunidade única de contar minha história. Hoje não encontramos meios de falar o que sentimos e pensamos. Foi a oportunidade de lembrar minha vida e minha história em Volta Redonda. O projeto é muito interessante – diz Maria Cecília da Silva, de 70 anos, que também foi voluntária na leitura das cartas.

De acordo com a secretária Dayse Penna, o projeto “Cartas” teve como foco principal tentar melhorar os projetos que a prefeitura já realiza, tendo como foco o público feminino.

Em parceria com voluntários, a secretaria fez a leitura, uma a uma, das cartas. De acordo com a secretária, a conclusão é que as mulheres querem ser valorizadas, respeitadas e precisam de oportunidade de emprego, renda e melhorias na saúde. “O mais importante, não querem mais sofrer violência. De nenhum tipo”, ressalta Dayse.

– As mulheres contando superação. Problemas de todos os tipos. A exposição “Flores de Aço” vem a partir do esforço da nossa equipe. Cada carta foi tratada como um documento e agora se tornou arte. Recebemos também cartas de denúncia e, até mesmo, em braile – conta, ressaltando que as cartas que compõem a exposição são as originais.

Pelo projeto, as participantes receberam um símbolo de coragem por terem escrito a carta: um pingente no formato da “Flor de Aço”. As primeiras homenagens foram feitas na abertura da exposição.

Para a secretária, “Flores de Aço” é a cereja do bolo. “É maravilhoso ver que o projeto saiu do imaginário e veio para a realidade”.

E a expectativa é conseguir um volume maior de cartas. A mostra conta com três mil cartas, mas a intenção é ter mais. E para isso, o projeto continua. Quem visitar a exposição pode levar sua carta.

– Estamos tentando fazer com que o Espaço Zélia Arbex seja ainda mais aproveitado e para isso realizaremos oficinas, rodas de bate papo, sempre com a temática da mulher – diz Dayse, salientando que estão apresentando a proposta para a Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) para expor “Flores de Aço” lá. “Nossa intenção é levar a exposição para Brasília também”.

Composição

Juntamente com as cartas, estão expostos no Espaço Zélia Arbex trabalhos do artista voltarredondense Osvaldo Fernandes, que desenvolve um trabalho chamado arte linear.

– O Osvaldo utiliza em suas obras prego e linha. Escolhemos os trabalhos dele exatamente por ter essa proximidade com nosso projeto. Usamos as linhas para montar as redes de cartas, tudo com a intenção de mostrar as afinidades, assuntos que nos ligam. Usamos um artista para mostrar que a linha pode ser usada em várias questões que remetem a feminilidade – diz Dayse.

 

Serviço

A exposição ‘Flores de Aço’ pode ser conferida até dia 31 de agosto, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 12h às 20h, e sábado de 9h às 14h e domingo de 9h às 13h30. Mais informações pelo telefone (24) 3350-8586.

Untitled Document