quarta-feira, 20 de setembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Exposição ‘Terras de Preto’ pode ser conferida no Memorial Zumbi dos Palmares, em Volta Redonda

Exposição ‘Terras de Preto’ pode ser conferida no Memorial Zumbi dos Palmares, em Volta Redonda

Matéria publicada em 15 de julho de 2017, 09:00 horas

 


Volta Redonda – Volta Redonda está comemorando 63 anos e para celebrar a data a prefeitura está espalhando arte pela cidade. Uma das mostras que já pode ser conferida pelo público é a exposição permanente “Terras de Preto”, do fotógrafo de publicidade, jornalista e professor de fotografia, André Sodré. Os trabalhos estão no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília.

As fotos retratam as pessoas que viviam no Quilombo de São José da Serra, em Valença, e no Quilombo de Santana, em Quatis. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a expectativa é de um público de até mil pessoas por dia.

– Estamos preparando o memorial para receber diversos eventos durante a comemoração do aniversário da cidade. E, sem dúvidas, essa exposição vai atrair o olhar de muitas pessoas. Estamos expondo algo que é marcante, não podemos deixar a população sem conhecer esse belo trabalho – diz o coordenador Sid Soares.

Segundo André Sodré este trabalho foi realizado no período de agosto de 1996 a março de 1997.

– Terras de Preto é o nome dado às comunidades negras rurais, remanescentes de antigos quilombos espalhados por todo o Brasil. Compreendem aqueles domínios doados, entregues ou adquiridos com ou sem formalização jurídica, por famílias de ex-escravos. Os descendentes destas famílias permanecem nestas terras a várias gerações. Estas imagens mostram alguns dos que vivem (ou viveram) em duas comunidades na região Sul Fluminense. Pude retratar algumas destas pessoas, entre crianças e adultos, em um estúdio montado na própria comunidade. Muitas pessoas já até faleceram. Ter fotos assim é como retratar a tipologia dos quilombos, que foi o que consegui registrar e fiquei muito feliz – conta o fotógrafo.

O acervo de fotos foi doado pelo artista e para recuperar o arquivo, que foi danificado com o tempo, a prefeitura contou com a parceria do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). Para a secretária municipal de Cultura, Márcia Fernandes, esse trabalho foi imprescindível para o retorno da exposição.

– A parceria com o IFRJ para recuperar o arquivo doado pelo artista foi imprescindível. É um trabalho relevante para nossa cidade. Não poderíamos deixar se perder pelo tempo – afirmou Márcia.

André afirma que os trabalhos foram doados depois de uma turnê em várias cidades do Estado do Rio e em outros estados. “Doei as fotos originais ampliadas em papel fotográfico a partir de negativos de médio formato, que eu mesmo revelei. Acredito que foi no ano de 2003”.

As fotos já passaram pela Galeria de Arte UBM (Barra Mansa), Casa de Cultura Lea Pentagna (Valença), Memorial do Trabalho (Volta Redonda), entre outros locais.

André Sodré conta que esta exposição não estava em seus planos.

– Foi uma boa surpresa quando fui contatado pelo Memorial Zumbi, informando sobre a recuperação das fotos que estavam no acervo da instituição e sobre a intenção de expô-las novamente ao público – afirma, adiantando que tem uma mostra marcada para o dia 7 de agosto, no Espaço Z, em Resende, onde fará a exposição de retratos em grandes formatos (80X120cm) produzidos na cidade, de moradores abordados aleatoriamente nas ruas.

 

5 comentários

  1. Antonio Carlos Peludo

    Nossa agora vai fechar de vez onde ja se viu colocar terra de pretos, altamente sugestiva de preconceito racial .

  2. Agora eu quero ver a exposição ‘Terras de cara pálida’ com as fotografias de Lula, Lindberg, José Dirceu, Sérgio Cabral, etc…

    • ôôôÔÔÔÔ Que legaaaal e vai continuar batendo palminha pro gilmau mendes, aócio pópará, michel temer kkkkkkk não consigo parar de rir de sua inteligência…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Creuza eu nunca bati palminha para nenhum ministro do STF, nem para político algum….
      Quanto a você não conseguir parar de rir da minha inteligência, você deveria tratar essa demência, pois os dementes são aqueles que não conseguem controlar as emoções!

    • Algum Big Richard petista andou ou anda atuando na humilde residência de pobre de direita do “gruto”. E ele não tem tomado os remedinhos dele pra controlar essa obsessão…

Untitled Document