Folclore é tema de exposição na Casa da Cultura de Resende

Por Diário do Vale

Resende –  Toda a riqueza do folclore brasileiro, com suas lendas e personagens que encantam o imaginário infantil, como a mula-sem-cabeça, o boto e o saci pererê, pode ser conferida a partir desta segunda-feira, dia 21, no Arquivo Histórico Municipal onde será aberta uma exposição sobre o tema. Durante a abertura, marcada para às 9h30, haverá apresentações de grupos folclóricos e de cultura afro e popular, como maculelê capoeira, formados por alunos das escolas municipais. A Prefeitura de Resende preparou diversas ações lúdicas e educacionais para a toda a família.

De acordo com o historiador Claudionor Rosa, responsável pelo Arquivo Histórico Municipal, a exposição, que poderá ser visitada até o dia 31, é composta por cartazes, desenhos e livretos, entre outros itens, que foram integralmente confeccionados pelos alunos da Escola Municipal Professor Carlinhos, localizada na Fazenda da Barra III.

Para preparar os materiais, os estudantes fizeram pesquisa sobre o tema, montaram o texto contando a lenda e ainda ilustraram a história. Todo o trabalho, que foi acompanhado de perto pelos professores, foi montado durante as atividades do programa Mais Educação, que oferece atividades extra-curriculares aos alunos no contraturno escolar.

A mostra, que está sendo realizada em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, no andar térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, onde está localizado o Arquivo Histórico Municipal.

Árvore do Saber

E o folclore brasileiro também será o tema central do projeto Árvore do Saber, que será realizado neste domingo, dia 20, nas instalações do Horto Municipal, no bairro Paraíso. Durante a atividade, que acontece das 9h30 às 12h30, as crianças e adolescentes serão incentivados a conhecer as lendas do folclore brasileiro através da literatura.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996