quinta-feira, 17 de agosto de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Folia ou descanso estão entre as opções nos hotéis e fazendas históricas da região do Vale do Café

Folia ou descanso estão entre as opções nos hotéis e fazendas históricas da região do Vale do Café

Matéria publicada em 15 de fevereiro de 2017, 13:21 horas

 


Sul Fluminense – Enquanto a temperatura alcança os 40 graus no Rio de Janeiro, os municípios do Vale do Paraíba registram noites frescas com temperaturas entre 22ºC e 23ºC. O clima e a atmosfera são favoráveis para quem quer fugir da tríade multidão, suor e calor inerente à festa do Momo nos cinco dias de Carnaval. Para quem gosta do ritmo em escala mais branda, é possível evitar o engarrafamento rumo ao sambódromo sem deixar de aproveitar o samba. Os municípios de Barra do Piraí, Piraí, Valença, Vassouras e Rio das Flores têm desfile de seus tradicionais blocos de rua, onde o clima familiar prevalece.

Já os hotéis fazenda são favoritos quando a opção é relaxar e aproveitar tudo que o local tem a oferecer. A Fazenda União, em Rio das Flores, integrante do Roteiros do Charme, compõe seu pacote de carnaval com estrutura completa de lazer, gastronomia apurada e festas comemorativas à caráter para as crianças e adultos. A Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, adianta a comemoração e tem pacote pré-carnaval entre os dias 17 e 19, de sexta-feira a sábado, com direito a baile de máscaras e jantar à luz de velas, além de recreação com monitores e atividades pela fazendinha, horta e piscina. As duas fazendas oferecem visita guiada pela casa sede com guia que faz referência ao período em que foram construídas e habitadas, sendo mais uma atração incluída no pacote.

Vassouras, conhecida como a Princesinha do Café, oferece um leque de opções de hospedagem para os diferentes graus de animação. O Mara Palace Hotel tem pacote completo de cinco dias com atividades fitness diárias, aulão de samba, festa à fantasia e presença de bateria da escola de samba. Tendo como ponto alto sua localização, o hóspede do Mara fica no centro histórico da cidade e pode conhecer os pontos turísticos a pé. O carnaval no Hotel Santa Amália já é tradicional na cidade e a procura já começa meses antes. O pacote completo de cinco dias tem festa carnavalesca, recreação, hidroginástica e inclui abadá para o bloco da cidade. Quem procura descansar e relaxar durante o feriado tem como opção a Pousada e Apart Vila Hibisco, localizado no coração da cidade, que oferece pacotes de quatro e cinco diárias com café da manhã incluído.

Para todos os gostos: Cidades da região têm opções de folia, tranquilidade, gastronomia e descanso (Fotos: Divulgação)

Para todos os gostos: Cidades da região têm opções de folia, tranquilidade, gastronomia e descanso (Fotos: Divulgação)

Visitação histórica, artesanato e gastronomia

O visitante do Vale do Café pode passear pelos pontos turísticos e combinar com visita às fazendas históricas, que funcionam para visitação normalmente durante o carnaval.

Em Vassouras, as Fazendas Cachoeira Grande, que pertenceu ao Barão de Vassouras e também oferece tour pelo museu de carros antigos, abre nos dias 24, 26, 27 e 28 de fevereiro, às 15h. A Santa Eufrásia, única fazenda privada tombada pelo Iphan, estará aberta diariamente, com visitação uma vez por dia, às 10h ou 14h. A Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores, irá receber nos dias 24, 25 e 27, com visita às 11h e 15h. Nos dias 26 e 28 funcionará apenas para visitação em grupo.

Próxima à Fazenda do Paraízo está a Florart, loja que reúne a produção dos artesãos locais feitos de taboa, tecido e materiais reaproveitados. Na Florart as artesãs disponibilizam objetos coloridos e bordados que retratam o carnaval no interior.

A gastronomia também se adequa à festividade com iguarias que remetem à alegria do carnaval sem a necessidade de estar na avenida. O Restaurante Manequinho, em Piraí, tem no menu a Tilápia Tropicália, que mescla mousseline de banana, maracujá e curry ao filé crocante do peixe e a Tilápia Recheada com Molho de Maracujá, indicada para a estação, que serve o filé com arroz de espinafre e molho cítrico.

Em Rio das Flores é possível degustar uma das cachaças mais reverenciadas da região. O alambique da Cachaça Werneck, que recebeu diversas medalhas pelo Concurso Mundial de Bruxelas, fica aberto à visitação, permitindo que se conheça toda a produção da bebida de alto padrão, disponível nos tipos tradicional, prata e ouro. As visitas acontecem todos os dias, com agendamento.

TilapiaMolhoMaracuja_CasaManequinho

Flores e orgânicos nas fazendas históricas

Como grande produtora do grão no século XIX, a região do Vale do Café é referência no turismo histórico rural. Aos visitantes do período, além das visitações, elas oferecem atividades agregadas, trazendo novidades ao passeio.

A Fazenda Vista Alegre, em Valença, além de funcionar como guest-house, hospedagem em clima intimista que inclui café da manhã, estará aberta a visitação durante todo o período, sempre às 11h e 15h. Durante o verão, os visitantes terão a oportunidade de deixar suas raízes no lugar: pode-se plantar um lírio da paz no jardim como forma de perpetuar seu vínculo e desejar seu retorno à região.

Colocar a mão na terra, além de aprender sobre história do Brasil é a experiência oferecida pela Fazenda Alliança, que se destaca pelo desenvolvimento de produtos orgânicos certificados. Além da visita histórica ao circuito do café, o visitante pode escolher o que quiser da horta e pomar no sistema “colha e pague”. O guia também irá explicar sobre os benefícios do consumo de alimentos sem agrotóxico e a respeito das PANCs, plantas alimentícias não convencionais, que abrem um universo de novas possibilidades para alimentação com itens produzidos localmente.

 

Serviço

Mais informações no site valedocaferio.wordpress.com.

Untitled Document