Fundação TurisAngra cadastra guias de turismo

Por Diário do Vale

Angra dos Reis – A prefeitura de Angra dos Reis, por meio de sua Fundação de Turismo (TurisAngra), inicia nesta terça-feira, dia 10, um cadastramento dos guias de turismo que atuam na cidade. A data marca o Dia do Guia de Turismo, profissional de grande importância para o desenvolvimento do setor. O cadastramento visa conhecer os profissionais e servir de apoio para os meios de hospedagem e agências interessadas nestes serviços tanto no continente como na Ilha Grande. De acordo com o presidente da Fundação, Klauber Valente, em Angra, a importância do guia de turismo ainda não está bem divulgada, fato que dá ainda mais importância ao cadastramento, especialmente dada a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio.

— Apesar de os guias serem um dos mais importantes elos da cadeia produtiva do turismo eles também são os que mais sofrem.  Apesar de a legislação os proteger e recomendar sua contratação, isso só se torna efetivo com fiscalização e cobrança. Os guias enriquecem a experiência do turista e são, ao mesmo tempo, anfitriões e embaixadores da cidade.  Eles auxiliam na comunicação e na transmissão de conhecimentos, dando mais segurança ao viajante — destaca Klauber Valente.

O cadastramento será feito entre os dias 10 de maio a 30 de junho, apenas no Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil (CIT), de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Serão pedidos apenas os documentos pessoais básicos (não será exigido Título de Eleitor), comprovante de residência atualizado, endereço completo e o número de registro no Cadastro do Ministério do Turismo (Cadastur), exigência da legislação. Não será preciso fornecer cópias dos documentos, apenas apresentar os originais. Depois de pronto, o catálogo dos guias de turismo da cidade será entregue ao setor empresarial. Profissionais que ainda não possuem o registro Cadastur podem obter informações na própria sede da TurisAngra, no Centro da cidade, sobre como fazerem seu registro.

A legislação em vigor qualifica o guia de turismo como profissional cadastrado no Ministério do Turismo, cujas funções são as de acompanhar e orientar pessoas ou grupos de turistas ou viajantes, assim como transmitir-lhes informações, durante visitas, viagens ou deslocamentos no país ou no exterior.

Serviço

Cadastramento de Guias de Turismo – Angra dos Reis
Período: De 10/05 a 30/06
De segunda a sexta-feira (das 14h às 17h)
Local: Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil (CIT), Avenida Ayrton Senna, 580 – Praia do Anil – Angra dos Reis
Telefone: (24) 3369-7704

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996