Galeria de Artes UBM recebe a exposição ‘Origens’

by Diário do Vale

Barra Mansa – A fotografia sempre teve um efeito mágico de eternizar momentos na vida e na história. Neste clima, o Programa de Ocupação Artística do UBM de 2017 deu espaço ao projeto “Memória UBM – Fotografias” com a abertura da exposição “Origens”, na Galeria de Arte UBM Clécio Penedo, campus Barra Mansa.

A mostra apresenta ao público imagens institucionais e outras que revelam as características sociais e culturais da história de Barra Mansa nas décadas de 50 e 60 do século passado. A galeria recebe a exposição até o dia 26 de maio, de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h. Após, a mostra seguirá para o Campus Cicuta.

Olhar para o passado pelas imagens fez com que a visitante Mirian Arbex Barcelos, de 70 anos, recordasse seu falecido marido, Nilton Rodrigues Barcelos, que foi aluno da primeira turma do curso de Direito, em 1966.

– É uma emoção muito grande encontrá-lo na fotografia da aula inaugural do curso. Traz à memória o início do nosso namoro e todas as boas lembranças da juventude – comentou Mirian.

Décadas de 50 e 60: Mostra apresenta ao público imagens institucionais e outras que revelam as características sociais e culturais da história de Barra Mansa (Foto: Divulgação)

Décadas de 50 e 60: Mostra apresenta ao público imagens institucionais e outras que revelam as características sociais e culturais da história de Barra Mansa (Foto: Divulgação)

As imagens foram levantadas do acervo institucional pelo professor de história e antropologia, idealizador do projeto, Luiz Augusto Mury. Ele explicou que as fotografias vêm sendo escaneadas para serem divulgadas desde o ano passado.

– Ao olharmos uma foto, instantaneamente nos remetemos a aspectos visíveis (e invisíveis) contidos naquela imagem. O potencial de informação possibilita uma visão extrínseca que merece mais que um olhar superficial, requer uma análise mais profunda que pode alcançar detalhes minuciosos para o pesquisador dedicado – comentou Mury.

Uma das alunas da primeira turma de Direito, Lúcia Helena de Moraes Santos, de 72 anos, mal pôde acreditar ao se reconhecer em uma das fotos em preto e branco. Ela recorda que era uma das oito mulheres que fizeram o curso na instituição.

– Lembro-me que começamos em uma sala no Colégio Barão de Aiuruoca e depois em uma sala em um prédio construído aqui. E ver o quanto o campus cresceu é algo incrível – contou Lúcia Helena que trabalhou em Brasília até se aposentar e retornar à Barra Mansa.

Outras mostras ainda serão realizadas este ano para expor fotografias de diversos períodos contando a história do UBM e de Barra Mansa, uma vez que elas se misturam, dada a contribuição e influência que o Centro Universitário ofereceu e ainda oferece ao município.

A ideia das exposições surgiu após uma parceria da Biblioteca Drº Ayres de Azevedo do UBM, da Assessoria de Marketing e Comunicação e da Diretoria de Extensão e Educação Continuada que deram início à classificação, identificação, catalogação e digitalização do material que foi dividido em quatro módulos (Origens, SABEC , SOBEU e UBM). O acervo levantado ficará disponibilizado futuramente para utilização e consultas permanentes pela internet.

Serviço

A exposição ‘Origens’ pode ser conferida até o dia 26 de maio, de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h, na Galeria de Artes UBM, em Barra Mansa.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996