Jovem voltarredondense atuou como cenógrafo em ‘Vai Malandra’, novo clipe da cantora Anitta

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Quando assistimos um clipe de alguma música que está rolando, não imaginamos o trabalhão que deu para ficar pronto. Com aproximadamente três minutos de duração, o vídeo exige uma grande produção cinematográfica cheia de detalhes. Já parou para pensar que cada elemento de composição de cenário e de vestuário que faz parte de uma filmagem foi imaginado, projetado? Pois é assim que trabalham os criadores. Pensam no conceito, no público ao qual se dirigem, nos locais de execução, cores, formas, conteúdo, isso tudo sem contar no cuidado que se há de ter para colocar cada coisa em seu lugar, caso venha a ocorrer dois dias ou mais de rodagem. O designer voltarredondense Otávio Guerra há algum tempo se debruça em realizações dessa natureza.

Ele conta, com exclusividade, como foi participar como cenógrafo no novo clipe da cantora Anitta, o “Vai Malandra”, que já tem milhares de visualizações e é uma das músicas mais ouvidas do momento.

– Não é a primeira vez que trabalho em cenografias com a complexidade do último clipe da Anitta. Já produzi festas de aniversários de artistas e também outros clipes. Além disso, fui um dos contemplados pelo cenário das Olimpíadas no SportTV em um prêmio entregue em Nova Iorque: New York Festivals pela A’Design Award – fala Otávio, que tem 25 anos e é formado em Designer e pós-graduado em Cenografia.

O jovem, que atualmente mora no Rio de Janeiro, nasceu e foi criado em Volta Redonda. “Devido a minha produção no mercado na área de design com eventos e cenografia e o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos, recebi um contato da produção executiva da Anitta para compor a equipe”.

E, claro, trabalhar com uma das cantoras mais badaladas do momento foi uma experiência e tanto.

– Foi uma experiência única trabalhar com uma profissional jovem e visionária como a Anitta, que tem força e garra para cuidar de todos os pontos de um projeto e dar um show no momento exato, características as quais me identifico e sigo para minha vida – diz, contando que neste projeto do “Vai Malandra”, houve um pré-projeto para pesquisa e três dias em locação para execução, sendo um para reconhecimento e montagem, um para gravação e outro para desprodução.

De acordo com Otávio Guerra, quando se trata em pensar uma produção cinematográfica com esse peso, há de se trabalhar como um designer em conjunto com uma equipe, partindo de algumas perguntas-chave: “para quem?”, “para que?”, “por que?” e “como?”. “Daí, cada composição é realizada em conjunto, em busca das respostas adequadas, com as ferramentas necessárias para se chegar as conclusões do contexto cenográfico como produção de objetos, locações, contexto e identidade visual”.

– Tive todo o cuidado em acompanhar e fazer acontecer o desejo da Anitta em conjunto com os diretores, que era traduzir o vídeo da maneira mais realista possível – relembra.

Clipe: Otávio Guerra mostra detalhes da gravação de ‘Vai Malandra’ (Fotos: Divulgação)

Clipe: Otávio Guerra mostra detalhes da gravação de ‘Vai Malandra’ (Fotos: Divulgação)

Trabalho

Antes de ir para o Rio de Janeiro desenvolver sua carreira, Otávio realizou no Sul Fluminense algumas exposições de artistas como curador, começando com o seu Trabalho de Conclusão de Curso em Design.

– Executei uma exibição de projetos de Design de meus colegas que já despontavam na carreira na região e nos grandes centros. Tinha a iniciativa de criar laços entre o ambiente universitário e o meio corporativo, sendo responsável também por projetos de grande complexidade, como o desenho da frota de ônibus intermunicipal da Viação Sul Fluminense. Trabalhei em escritório de Design, produtora de vídeo e fui responsável pela criação de mais de 200 capas de livros para uma editora, em conjunto com a minha orientadora, a também designer, Cristiana Fernandes. Hoje trabalho em uma grande empresa de produção de eventos, realizando festas no Copacabana Palace, Hotel Santa Teresa e em locações como o Parque Laje e o Jardim Botânico. Também realizo projetos como freelancer, como foi o caso do clipe da Anitta, no qual fui idealizador da cenografia, com mais cinco outros profissionais – conta.

E, para o futuro próximo, Otávio já conta com uma agenda complexa na qual não para nem para se divertir com a família. “Farei parte da nova equipe de professores do inovador curso de Design que está sendo implantado em Barra Mansa este ano, além de já fazer parte do corpo docente da Pós-Graduação em Design de Interiores, trazendo toda a minha bagagem para a formação de novos profissionais, pois aprendi que não adianta nada ser um grande profissional se não houver a troca com a nova geração”, diz.

– Apesar de eu ser uma pessoa nova, acredito que o crescimento deve se dar com o pensamento no aprendizado, como já faz parte da minha formação. Nos novos cursos, abordarei conteúdos de cenografia, curadoria e também de visual merchandising, assuntos totalmente novos em nossa região, além de me predispor a “fazer a ponte” dos novos talentos com o mercado de trabalho especializado – finaliza Otávio.

IMG_3408

You may also like

16 comments

Gui Noranti 7 de janeiro de 2018, 20:52h - 20:52

Agora sim… Volta Redonda será reconhecida no mundo todo… Aff !!

Max 7 de janeiro de 2018, 15:06h - 15:06

Êita falta de assunto desse jornal; era para ele ter vergonha de ter seu nome associado a essa pseudocantora.

gpgo 7 de janeiro de 2018, 13:43h - 13:43

Aposto q se fosse escolhido pela NASA,tivesse se destacado em algum ramo da ciência ou da tecnologia, não teria sido notícia, como há muitos brasileiros se destacando no exterior os quais na sua própria nação, sequer são reconhecidos. Agora rapaz, já q vc é talentoso, descola dessa gente e vá trilhar seu caminho, não caia no canto da sereia desses ‘talentos’ efêmeros, eles tem prazo de validade.

Duda 7 de janeiro de 2018, 01:53h - 01:53

Essa notícia mudou minha vida… uhul

Sinceramente 6 de janeiro de 2018, 09:56h - 09:56

Este clip na Anita lamentavelmente queima a imagem da mulher brasileira.

zé fuleragem 6 de janeiro de 2018, 09:29h - 09:29

Deixa pra la, sucesso e boa sorte rapaz.

Ninha 6 de janeiro de 2018, 07:54h - 07:54

Nossa que INTERESSANTE!!!

So que não! Kkk

Alexsander 5 de janeiro de 2018, 22:50h - 22:50

Parabéns garoto! Ganhe o mundo! Nem Cristo agradou onde nasceu!

Como dizia Tom Jobim, quando questionado do porquê gostar tanto dos EUA: ” No Brasil, o sucesso é quase uma ofensa pessoal”.

Ao que parece, Volta Redonda é uma cidade tipicamente brasileira…infelizmente esta é a cara da minha cidade…

Rickson Balaço 5 de janeiro de 2018, 18:16h - 18:16

Tipo… e eu com isso?

Subsea 5 de janeiro de 2018, 16:21h - 16:21

Grande personalidade na cidade!

CARLOS 5 de janeiro de 2018, 16:09h - 16:09

caraca que falta de assunto !!!!

eumesmo 5 de janeiro de 2018, 14:07h - 14:07

Qual a relevancia disso?
Parabens a mais um ilstre desconhecido!!!!

Dorisis 5 de janeiro de 2018, 22:50h - 22:50

Deve ser amigo de infância de alguém do DV. Kkkkk

Tuca 5 de janeiro de 2018, 13:55h - 13:55

Típico cidadão de volta redonda.

vamos por partes 5 de janeiro de 2018, 13:31h - 13:31

Nossa, que importante!

Romildo-Tricolor 5 de janeiro de 2018, 13:25h - 13:25

E eu aqui ralando numa plataforma de petróleo Buáaaaa..

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996