Juiz de Volta Redonda lança livro sobre ‘Direito Potestativo’

by Diário do Vale
g-direito potestativo livro

Lançamento: Noite de autógrafos acontece no Salão Branco do Hotel Bela Vista
(Foto: Divulgação)

O juiz da 1º Vara Cível de Volta Redonda Flávio Pimentel de Lemos Filho irá lançar seu primeiro livro “Direito Potestativo” pela editora Lumen Juris nesta quarta-feira, dia 7, às 18h30 no Salão Branco do Hotel Bela Vista, em Volta Redonda. Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE, o juiz comentou que a ideia do livro surgiu quando estava terminando a tese de pós-graduação na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), em 1998. E escolheu o titulo que dá nome ao livro, pois achou o tema interessante e pouco divulgado a época. A tese chamou a atenção dos professores e da editora que fez o convite da publicação.
– O livro surgiu quando estava terminando a monografia na pós-graduação na EMERJ, em 1998. Escolhi o tema com ajuda dos professores, apresentei a tese que foi aprovada. Depois passei em um concurso público do Estado e logo em seguida a editora, que eu já conhecia, disse que tinha interesse em publicar a tese – salientou, acrescentando que durante a pesquisa acadêmica teve dificuldades nas referências bibliográficas, pois o assunto “Direito Potestativo” era de pouco atrativo no mundo jurídico.
Flávio Pimentel de Lemos Filho disse ainda que o livro foi publicado e colocado à venda na ocasião e chegou a ter os exemplares esgotados. Entretanto, em 1999, não houve o lançamento da obra. Em 2016, o juiz atualizou a publicação devido a mudanças no Código de Processo Civil e finalmente o livro será lançado na próxima semana.
Segundo o juiz, durante a atualização do livro encontrou mais de 300 referências ao tema “Direito Potestativo” durante pesquisa ao Tribunal de Justiça. Flávio destacou que o assunto ganhou interesse com o tempo.
– Quando fiz a atualização do livro devido a mudanças no Código de Processo Civil encontrei mais de 300 referências, diferente de quando estava terminando a tese da pós-graduação. De 1998 a 2016 cresceu o interesse do tema entre os profissionais e espero que o meu trabalho possa contribuir para novas pesquisas – destacou.
A expectativa do lançamento, de acordo com Flávio Filho, é modesta em relação ao público. O juiz comentou que não há pretensão de sucesso, mas sim que o tema possa despertar o interesse dos profissionais da área jurídica.
– Tenho uma expectativa particular, não há pretensão de sucesso, penso em um número modesto de pessoas que irão ao lançamento. Espero que o tema desperte interesse dos profissionais da área jurídica – comentou.

Direito Potestativo

Para os leitores que não são da área do Direito nem Jurídica. O juiz Flávio Filho explica: direito potestativo é o direito sobre o qual não recaí qualquer discussão, ou seja, ele é incontroverso, cabendo a outra parte apenas aceitá-lo, sujeitando-se ao seu exercício. Desta forma, a ele não se contrapõe um dever, mas uma sujeição.

Serviço

O lançamento do livro ‘Direito Potestativo’ acontece nesta quarta-feira, dia 7, no Salão Branco do Hotel Bela Vista, na Rua 19 A, nº 635, Bela Vista, em Volta Redonda.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996