Lançamento do CD ‘Música Brasileira do Século XXI’ acontece hoje na sede do projeto ‘VR Cidade da Música’

by Diário do Vale
foto_Nailson

Lançamento: Duo apresenta recital de lançamento de CD com composições brasileiras do século XXI
(Foto: Divulgação)

O Duo formado pelos doutores em música, pianista José Wellington e trompetista Nailson Simões- professores da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)- realiza hoje, dia 10, às 16h, recital de lançamento do CD “Música Brasileira do Século XXI” para trompete e piano na sede do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, no bairro Vila Mury.
O recital tem entrada franca, mas é necessário confirmar a presença através do telefone (24) 3338-8114. O programa do recital, além de apresentar canções presentes no CD, também contém obras de Neruda, James Curnow e José Ursicino da Silva (DUDA).
O destaque da apresentação é para a produção de compositores brasileiros, bem como a sua divulgação. Podemos destacar Marcos Lucas, Claudia Caldeira e Neder José Nassaro, com participação especial no recital de Matheus Bento.
Após 13 anos de parceria o duo registra em CD músicas de compositores brasileiros, será o primeiro lançamento deste ano na sede do projeto com o Recital de Câmera – música para pequenos grupos.

Sobre o duo

José Wellington é bacharel em piano e doutor em música pela UNIRIO onde também integra o quadro docente como professor de percepção musical e de música de câmera desde 1995. Sua pesquisa de doutorado tem como tema a escrita pianística do compositor Edino Krieger. Estudou piano com Francisco José Colares de Paula, Klaus Schilde, Estela Caldi, Luiz Carlos Moura Castro e Homero Magalhães. Participou como jovem talento das primeiras edições do Festival Liszt do Rio de Janeiro (1995/1997). Gravou CD com o Coro de Câmara Pro-Arte do Rio de Janeiro. Participou do CD “O som de Almeida Prado” — projeto do PPGM/UNIRIO financiado pela Capes — no qual interpreta obras para piano solo e de câmera. Com a soprano Doriana Mendes, gravou CD com três ciclos de canções do compositor Paulo Chagas, Da memória, Dos olhos e Da areia, selecionado pelo selo belga Sub-Rosa para lançamento em 2014. Mantém, com o trompetista Nailson Simões, duo dedicado à interpretação do repertório dos séculos XX e XXI para esta formação. Tem atuado como pianista e professor em festivais de música e, também, em projetos ligados à divulgação da música brasileira atual, como “Pauta Contemporânea” do Sesc Nacional.

Nailson Simões é Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, onde desenvolve intensa atividade acadêmica nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Após conclusão dos cursos de mestrado (1986, Boston/MA) e doutorado (1991, Washington/DC) nos Estados Unidos, ambos sob orientação do professor Charles Schlueter (principal trompetista da Boston Symphony Orchestra de 1981 a 2006), voltou para o Brasil, iniciando um trabalho pioneiro e inovador sobre interpretação e técnica do trompete. Também atuou nas orquestras sinfônicas brasileiras, de 1978 a 2005, tendo trabalhado na Orquestra Sinfônica de Recife, OSESP, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica Brasileira. Na música de câmera para metais destaca-se seu trabalho como fundador do Quinteto Brassil, do UNIRIO Metais e do Grupo de Trompetes da UNIRIO.
Participou intensamente como professor-recitalista dos principais festivais do país, tais como Campos do Jordão (SP), Brasília (DF), Londrina (PR), Canela (RS), Domingos Martins (ES), Jaragua do Sul (SC) Virtuosi (PE) e Ubirani (PB). Desde 2004 dedica-se ao projeto “Escola Portátil de Música”. Tem ampla produção fonográfica, tendo lançado o primeiro Cd para trompete e piano no Brasil.
Com o pianista José Wellington desenvolve importante trabalho de pesquisa da música contemporânea brasileira, tendo realizado a divulgação destas obras através de apresentações em várias cidades, aqui e no exterior.

PROGRAMA

1ª Parte

NERUDA – Concerto em Mi Maior
Allegro
Largo
Vivace

JAMES CURNOW – Concertpiece

JOSÉ URSICINO DA SILVA (DUDA) – Sobrinhando (canção)
Dois Amigos (valsa/choro)

2ª Parte

MARCOS LUCAS-    Sonata para Trompete e Piano
Vivace
Sem Rigor, como Jazz
Final (Incisivo)

CLAUDIA CALDEIRA – Bodas no Brum

NEDER JOSÉ NASSARO – Traço, Luz, Pó

Participação especial: MATHEUS BENTO

Trompete: NAILSON SIMÕES

Piano: JOSÉ WELLINGTON

Serviço

Recital de Lançamento do CD ‘Música Brasileira do Século XXI’ para trompete e piano acontece hoje, dia 10, às 16h, na sede do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, localizado na Avenida Graham Bell, nº 89, bairro Vila Mury, em Volta Redonda.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996