Livro conta histórias da vida de Antônio Cardoso

by Diário do Vale

O livro “A trajetória de Antônio Cardoso – Vida e realizações de um sonhador”, que será lançado nesta sexta-feira, dia 10, na Câmara Municipal de Volta Redonda, surgiu em função de entrevistas feitas pelo autor, Paulo Moreira, com o retratado, Antônio Cardoso.

— Conheci Antônio Cardoso quando ele me concedeu uma entrevista para uma reportagem no DIÁRIO DO VALE. E, desde os primeiros contatos, ele sempre me deu, como bônus, um pouco de sua experiência de vida, contando histórias que ultrapassavam os limites do assunto do dia. Como ele atua em campos diversificados, como a representação empresarial, a política partidária e a ação social, essas conversas paralelas às entrevistas acabaram sendo um hábito, um momento agradável junto a uma tarefa profissional. Mais de uma vez, pensei comigo mesmo que essas narrativas dariam um livro; a ideia começou a tomar contornos de projeto quando conheci o editor Artur Rodrigues, com quem falei sobre o assunto. Artur gostou da ideia, nós a levamos para Antônio Cardoso, que também se mostrou simpático ao projeto, e o resultado é o livro que está sendo publicado hoje — conta.

O livro tem uma característica que o faz diferente das biografias tradicionais: em vez de tratar seu protagonista como um biografado, apresentando os mínimos detalhes e enchendo páginas e mais páginas com documentos, o texto é uma série de histórias narradas com agilidade e em tom coloquial.

De acordo com Paulo Moreira, a ideia de fazer o livro dessa forma tem como objetivo fazer com que, para o leitor, a experiência de leitura seja mais agradável.

— Dificilmente alguém vai pegar uma biografia escrita de acordo com os padrões tradicionais para ler por prazer. Esses textos costumam ser enfadonhos, destinados a quem os usa como referência para algum trabalho acadêmico. O livro sobre Antônio Cardoso tem a proposta de ser uma leitura agradável, para as pessoas que queiram saber mais sobre o retratado e aprender com a experiência de vida dele — explica.

O texto do livro é dividido em capítulos dedicados a diversos aspectos da vida de Cardoso, e cada capítulo tem diversos subtítulos, sempre com uma pequena história.

— Cada subtítulo é uma narrativa, como aqueles “causos” que se conta e ouve enquanto se saboreia um café. Em vez de uma biografia estruturada, chata, com páginas e mais páginas destinadas a contar em que instituições o retratado estudou, que honrarias ele recebeu, ou outras coisas que pouco interessam ao leitor, temos informações oferecidas de uma forma agradável e ágil – afirma o escritor.

Aprendizado

Como as experiências vividas por Antônio Cardoso, sempre vem algum ensinamento, de um modo parecido com as narrativas que têm uma “moral da história”, mas com a vantagem de se tratar de um fato, não de uma fábula criada para defender um ponto de vista.

De um jeito simples, bem realista, Cardoso diz coisas que poderiam estar num livro sobre como crescer na carreira, como a recomendação de, em vez de levar um problema ao seu superior, explicar que se tomou uma determinada atitude para resolver aquele problema.

Outras histórias, como a participação de Cardoso no início da carreira política do ex-prefeito de Volta Redonda Antônio Francisco Neto, têm um atrativo pelo assunto em si e também pela lição de comportamento:

— Neto e Cardoso começaram na política como aliados, passaram depois a ser adversários, mas nunca deixaram de ser amigos. Mesmo sendo presidente do partido que abrigava a candidatura do maior adversário de Neto em 2012, Cardoso sempre teve acesso direto a Neto e nunca usou essa facilidade para ganho pessoal ou partidário — conta o autor.

Leitura agradável: Livro sobre a vida de Antônio Cardoso será lançado nesta sexta-feira, em Volta Redonda (Foto: Divulgação)

Leitura agradável: Livro sobre a vida de Antônio Cardoso será lançado nesta sexta-feira, em Volta Redonda (Foto: Divulgação)

 

Serviço

O livro ‘A trajetória de Antônio Cardoso – Vida e realizações de um sonhador’ será lançado nesta sexta-feira, dia 10, na Câmara Municipal de Volta Redonda, às 20h.

 

 

You may also like

2 comments

VAI VENDO 10 de novembro de 2017, 23:46h - 23:46

Incluíram a defesa dele para o vereador mineirinho e contra o outro candidato que denunciou o primeiro no descumprimento das leis eleitorais?

Volihn Habbah 10 de novembro de 2017, 13:20h - 13:20

Era só o que faltava!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996