Mangaratiba Jazz & Blues Festival começa sexta-feira e recebe os grandes nomes do jazz e do blues nacional e internacional

by Diário do Vale
DM Couch Playing

Gratuito: Evento vai promover em Mangaratiba shows de grandes artistas de jazz e blues, nacionais e internacionais (Fotos: Divulgação)

De 23 a 25 de outubro desembarca, pela primeira vez na Costa Verde, o Mangaratiba Jazz & Blues. O evento, que chega para ser o grande festival de jazz de Mangaratiba, vai promover na cidade shows de grandes artistas de jazz e blues, nacionais e internacionais, com entrada gratuita, na orla da Praia de Muriqui.
Entre as atrações do festival está o sexteto do americano Delfeayo Marsalis, o saxofonista Leo Gandelman, a big band Big Time Orchestra, o americano José James, o guitarrista angolano Nuno Mindelis, o saxofonista Gary Brown, o blue man Marcos Ottaviano, a cantora Topsy Chapman & Solid Harmony e os blueseiros do Blues Etílicos, entre outros.
Realizado pelo Bourbon Street Music Club, com patrocínio da VALE, apoio da Prefeitura de Mangaratiba, da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Globo, o festival leva a chancela da famosa casa em São Paulo, Bourbon Street, reconhecida por trazer grandes nomes do jazz e blues mundial e os maiores nomes da música brasileira.
O Mangaratiba Jazz & Blues integra o circuito de festivais produzidos pelo Bourbon Street Music Club, como o Bourbon Festival Paraty, que teve a sua 7ª edição em maio de 2015, e o Bourbon Street Fest, que teve a sua 13ª edição em São Paulo, em agosto de 2015.
Com um formato já estabelecido em outros grandes festivais do país, o festival receberá ao longo de um final de semana mais de 15 artistas nacionais e internacionais, representantes do mais puro jazz, do blues e suas vertentes.
O Mangaratiba Jazz & Blues abre na sexta-feira, dia 23 de outubro, com um dos maiores representantes da música de New Orleans, cidade-berço do jazz, e integrante da tradicional família Marsalis. O trombonista Delfeayo Marsalis e seu Sexteto trazem o requinte e a performance do jazz tradicional e pitadas de modernismo com músicos excepcionais e a participação da cantora Sharon Martin.
Após o jazz, é a vez do nome do saxofone no Brasil, Léo Gandelman, que traz a potência do sax e a bagagem de quem já tocou nos maiores festivais de jazz ao redor do planeta.
Encerrando a noite de sexta, uma super big band, a Big Time Orchestra, que se destacou na última edição do programa SuperStar, da TV Globo, apresenta o melhor do soul e swing jazz dos anos 40, 50 e 60.
Quem abre a noite de sábado, dia 24, é José James, o mais novo nome do jazz moderno americano. Com influências de hip hop e soul, James passeia com naturalidade por várias facetas da música negra americana.
Na sequência, é a vez do angolano Nuno Mindelis, hoje entre os dez mais importantes guitarristas de blues do mundo. Neste show, apresenta seu mais recente trabalho “Angels & Clowns”, com sua excelente e energética banda.
Para encerrar a noite de sábado, uma atração mais que especial: o saxofonista Gary Brown, legítimo representante da nata musical de New Orleans, apresenta um show recheado de clássicos e pérolas do blues, R&B e soul music.
No domingo, dia 25, abrindo os trabalhos, Marcos Ottaviano sobe ao palco com um show instrumental bluesy  e recebe a participação do manoblues Vasco Faé.
Em seguida, entra a cantora Topsy Chapman & Solid Harmony, outra lenda viva da música de New Orleans, que traz o jazz vocal e o swing jazz dos anos 40 e 50.
Fechando o evento, é a vez do blues com a banda mais representativa do cenário nacional, Blues Etílicos. Com mais de 30 anos de estrada, eles trazem o fôlego e a energia dos incansáveis blueseiros.
Ao longo do final de semana, a Orleans Street Jazz Band circula pelas ruas e orlas de Mangaratiba levando o clima das tradicionais brass bands, com show animado e empolgante.
Além do palco principal, o tradicional coreto da cidade completa a programação do final de semana recebendo pocket shows durante as tardes. Lá, se apresentam o homem-banda Vasco Faé, com o melhor do blues-rock e, representando a ala feminina, o jazz de Nina Novoselecki, com seu inseparável saxofone.

**Programação no palco principal:

Sexta-feira, dia 23
19h – Delfeayo Marsalis Sextet (Jazz/EUA)
20h – Léo Gandelman (Jazz/BRA)
22h – Big Time Orchestra (Jazz/BRA)

Sábado, dia 24
19h – José James (Jazz/EUA)
20h – Nuno Mindelis (Blues/Angola)
22h – Gary Brown (R&B /EUA)

Domingo, dia 25
19h – Marcos Ottaviano (Blues/BRA)
20h30 – Topsy Chapman & Solid Harmony (Jazz/Swing/EUA)
22h – Blues Etílicos (Blues / BRA)

**Programação no coreto:

Sábado: Vasco Faé (Blues/BRA)
Domingo: Nina Novoselecki (Jazz/BRA)

Serviço

O Mangaratiba Jazz & Blues acontece sexta-feira, sábado e domingo, dias 23, 24 e 25 de outubro, na orla da Praia de Muriqui e no coreto da Praça Robert Olympio Simões, no Centro. A participação do público é gratuita. Mais informações pelo telefone (21) 99249-0947.

JoseJames

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996