Mangaratiba vai inserir Educação Musical na grade de 2018 para alunos e moradores entre seis e 19 anos de idade

by Diário do Vale

Mangaratiba – Uma ótima notícia para quem gosta de música e é morador de Mangaratiba. A disciplina será incluída na grade curricular dos alunos da rede pública de ensino em 2018. O Programa de Educação Musical Mangaratiba (PEMM) já começou a ser inserido nas unidades escolares e está aberto aos jovens da cidade nos polos. As inscrições estão abertas no Centro Cultural. Além do conhecimento a fundo, a finalidade busca levar lazer, inserção social, cidadania, desenvolvimento das emoções, sensibilidades e muito mais. A Fundação Mario Peixoto e a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos são parceiras do programa. “No futuro, Mangaratiba pode ser uma cidade-escola para o ensino musical”, diz o coordenador de Ações Musicais, Alexandre Monteiro.

Os alunos da rede pública e os jovens da cidade vão aprender a teoria e prática com violão, flauta doce, musicalização, canto coral, percussão, piano e musicalização e iniciação para banda musical e orquestra de cordas. Todos vão passar por várias etapas no PEMM que consistem em aperfeiçoamento e conhecimento, com noções teóricas, estudos profundos às culturas, meio ambiente, vida familiar e social, e a expansão para fora dos limites da escola, com apresentação dos alunos. Haverá ainda avaliação periódica.

Com a implantação do PEMM a cidade pretende fomentar gradativamente a parte musical no ambiente social e cultural do município. Logo, o resgate de tradições e novidades vão surgir como: canto coral infantil e canto coral juvenil; musicalização e oficinas de instrumentos; revitalização das bandas de fanfarra; formação de músicos para a banda musical; iniciação musical para Orquestra de Câmara (de cordas); criação do Núcleo Central de Formação Musical; e Núcleo de Tradições Musicais de Mangaratiba.

O primeiro polo de iniciação musical e oficinas será no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no Centro da cidade. As aulas terão duração entre uma hora e uma hora e meia, de acordo com a atividade, sendo uma aula por semana. Os alunos vão participar no sistema contraturno (oposto ao horário escolar).

Polos musicais: Inscrições estão abertas no Centro Cultural (Fotos: Divulgação)

Polos musicais: Inscrições estão abertas no Centro Cultural (Foto: Divulgação)

Vagas

A turma de flauta doce vai contar com dez alunos (de seis a 12 anos). Na modalidade violão são seis alunos por turma e está disponível para a faixa etária de 12 a 19 anos. Percussão também é para alunos entre 12 e 19 anos, com 25 alunos por turma. O coral infantil (para crianças entre seis e 11 anos de idade) e o coral juvenil (de 12 a 19 anos), também acontecem no espaço do Centro. São oferecidas 25 vagas em cada turno.

Fanfarras escolares

A cidade sempre contou com várias bandas de fanfarra nas unidades de ensino. No entanto, com o PEEM, o objetivo da secretaria de Educação é levar mais conhecimento, principalmente, na parte teórica para formação musical do aluno. Assim, a revitalização das bandas contará com conhecimentos de musicalização e percepção musical; leitura e escrita e aprimoramento de técnica instrumental, entre outros. Participam nesta modalidade alunos do 6º ao 9º anos das escolas Nossa Senhora das Graças, Coronel Moreira da Silva, Caetano de Oliveira, Hermínia Mattos, Antônio Cordeiro e o Ciep da Praia do Saco.

A iniciação musical para a Banda Musical e Orquestra de Câmara também acontece no Centro Cary Cavalcanti. Serão duas aulas semanais com, no mínimo, uma hora cada e mais uma hora e meia de ensaio. A banda será formada de 13 a 22 componentes, em duas formações, com instrumentos como flauta, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trombone, tuba, bumbo, caixa e pratos. A Orquestra de Câmara (Orquestra de Cordas) contará em sua formação final de 8 a 15 integrantes, que será formada por violino, violas, violoncelos e contrabaixo.

 

You may also like

1 comment

Educadora 11 de dezembro de 2017, 14:44h - 14:44

Excelente iniciativa! Sou Educadora Musical em escola pública e vejo nitidamente o aumento da qualidade de ensino onde existe Música! Além de todas as contribuições descritas na reportagem: ” a finalidade busca levar lazer, inserção social, cidadania, desenvolvimento das emoções, sensibilidades e muito mais “, a Música torna o ambiente escolar mais alegre, vivo, prazeroso, onde se desenvolve a auto-estima, cooperação, senso criativo e muito mais. Fatores importantes que colaboram no processo de aprendizagem das outras disciplinas. Todas as escolas deveriam ser contempladas com a Educação Musical, muitas ainda não tem…lamentável!
Parabéns Mangaratiba!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996