Ministério do Turismo inclui Quatis entre as mais de três mil cidades com potencial turístico

by Diário do Vale

Quatis – A cidade de Quatis está entre os 3.285 municípios brasileiros inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro. A relação do Governo Federal foi divulgada este mês no diário oficial da União. No caso de Quatis, o município se encontra na categoria D, que reúne as cidades com potencialidades para o desenvolvimento do turismo regional e outras ações visando o incremento deste segmento enquanto atividade econômica e a geração de renda. A publicação do novo Mapa do Turismo ocorreu na edição de 15 de setembro deste ano.

Para o prefeito Bruno de Souza (PMDB), a inserção de Quatis “é um fator determinante para que a administração municipal continue realizando gestões no sentido de ampliar os investimentos públicos na área do turismo, dentro da determinação da prefeitura em valorizar também outros setores da economia da cidade”.

Ele lembrou que a agropecuária lidera com larga vantagem o ranking de atividades principais da economia do município, seguida pelo ramo das pequenas e médias empresas, incluindo os estabelecimentos comerciais.

– Quatis têm atrativos naturais e um patrimônio histórico que confirmam a viabilidade dos investimentos no turismo – disse.

Entre os atrativos turísticos da cidade, Bruno de Souza destaca a Fonte de Água Natural Antônio Jacinto Sampaio Filho, mais conhecida como Biquinha, de onde o povoado que deu origem à cidade se expandiu; a Feira da Roça, realizada no segundo e quarto domingo do mês, e na qual, além da apresentação de shows regionais, destacam-se a venda de produtos da roça, artesanato, biscoitos e mel, entre outras mercadorias típicas; a estação ferroviária do bairro São Benedito; os casarões do século XVIII, principalmente no distrito de São Joaquim; as igrejas históricas; o horto de proteção ambiental; as represas e as cachoeiras.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Rosina Porto, acrescenta que “a inserção de Quatis no mapa poderá também ajudar a prefeitura na conquista de recursos federais voltados à revitalização da estação ferroviária da cidade, localizada no bairro São Benedito”. Uma proposta neste sentido já foi encaminhada pela administração municipal ao Ministério do Turismo, e prevê a transformação da unidade em um espaço cultural com biblioteca digital, sala permanente de exposições, sala temporária de exposições, almoxarifado, cozinha, sala destinada à exibição de filmes, realização de espetáculos de dança e encenação de peças teatrais.

O novo Mapa do Turismo Brasileiro mostra que o número de municípios inseridos cresceu este ano em uma comparação com o exercício de 2016, passando de 2.175 para 3.285 cidades. Só no estado do Rio de Janeiro, 89 municípios foram incluídos, o que representou 18 cidades a mais do que no ano passado.

Este mapa faz parte do Plano Brasil + Turismo, cujo lançamento pelo Governo Federal ocorreu em 2017, e visa justamente aumentar os investimentos no setor em todo o território nacional. Este mapa é atualizado de dois em dois anos, e vai vigorar durante o exercício do próximo ano.

 

You may also like

1 comment

é cada uma 27 de setembro de 2017, 10:00h - 10:00

Quatis? potencial turístico? só se for pra cego mesmo ir visitar e achar maravilhoso.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996