quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Mirante de observação permite avistar inúmeras aves no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Mirante de observação permite avistar inúmeras aves no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Matéria publicada em 11 de janeiro de 2017, 08:20 horas

 


Tiê-sangue, martim-pescador-grande, sabiá-laranjeira, trinca-ferro. A lista de aves observadas no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos foi atualizada em dezembro: nada menos do que 57 espécies podem ser avistadas na área desse espaço educativo e cultural patrocinado pela Light e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

O Parque dispõe de uma área para observação de pássaros que atrai ornitólogos e amantes da fotografia de natureza. O mirante tem placas sinalizando as aves mais frequentemente encontradas na região. Ao visitar o Parque, basta pedir um binóculo emprestado para a guia no Centro de Memória e ver de perto a beleza multicolorida dos pássaros de São João Marcos.

“Na região das ruínas aparecem miríades de outros passarinhos. Disputando o céu e as flores com as maritacas, exibem-se aves que são símbolo do Brasil como o sabiá, o tico-tico e o azulão. Nos brejos que circundam as ruínas dançam saracuras e por toda a área veem-se e ouvem-se canários da terra, pintassilgos e curiós. Nos galhos mais altos, os joões-de-barro constroem suas elaboradas casinholas. Dos pássaros, se pode afirmar, os homens se apoderaram da beleza das melodias. E a cantoria dessa passarada toda de São João Marcos, entrecortada pelo silvo agudo do bem-te-vi, comprova isso. De repente, um risco vermelho forte e lindo desenhado na paisagem passa voando ligeiro e bem perto: é o tiê-sangue. A sinfonia e o colorido são tão magníficos que se chega a pensar que é uma ilusão”.

José Pedro de Oliveira Costa, arquiteto e fundador da SOS Mata Atlântica, no livro ‘São João Marcos: patrimônio e progresso’. Editora Cidade Viva, 2011.

Variedade: Cerca de 57 espécies podem ser avistadas na área do espaço educativo e cultural (Fotos: Divulgação)

Variedade: Cerca de 57 espécies podem ser avistadas na área do espaço educativo e cultural (Fotos: Divulgação)

Sobre o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Um dos espaços culturais mais visitados do interior do estado do Rio de Janeiro, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, situado no município de Rio Claro, comemorou em junho de 2016 cinco anos de atividades que resgatam a memória da antiga cidade de São João Marcos, sua história e tradições culturais. Patrocinado pela Light e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o Parque integra os esforços da Light em investir no patrimônio cultural e na formação do futuro cidadão ao promover um programa integrado de projetos educativos.

O Parque – gerido pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) – realizou, desde a sua inauguração em 2011, mais de 40 eventos culturais e contabilizou 50 mil visitantes, entre eles mais de 15 mil estudantes de escolas públicas, que visitaram o local dentro de um programa educativo estruturado

Serviço

Mais informações no site (http://www.saojoaomarcos.com.br). A lista de aves atualizada pode ser conferida no site (http://www.taxeus.com.br/lista/8850).

aves-capa-3

2 comentários

  1. COMO CHEGAR LÁ???? DE MAIS INFORMÇAO

    • Amigo, RJ149 que liga Rio Claro a Mangaratiba, a estrada está asfaltada e há estacionamentos para os veículos. Qualquer coisa vc pode visualizar o local através do googlemaps. Até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document