Musical infantil resgata as cantigas de roda em uma história emocionante e divertida

by Diário do Vale

As brincadeiras de roda, com suas danças circulares e suas cantigas inesquecíveis, são expressões culturais que perpassam diversas gerações. Filhos, pais e avós: há sempre lembranças de canções que embalaram as brincadeiras de infância. Buscando retomar esses passatempos tão importantes, o cineasta mineiro Guilherme Reis lança seu novo filme, o musical infantil “Dentro da Caixinha”. O filme estreou ano passado e esteve por duas semanas em cartaz em Belo Horizonte. Agora, percorre cinemas de todo o Brasil. Para Guilherme Reis, “Dentro da Caixinha é uma oportunidade de levar ao público um entretenimento que se utiliza de referências que são nossas. Embalado pelo cancioneiro popular brasileiro e dentro de uma estética naturalista de cenários e fotografia, o elemento fantástico das caixas lúdicas revela às crianças a magia e a beleza da nossa cultura”.

Transmitindo valores, crenças e aspectos da cultura popular para as crianças, as brincadeiras de roda têm a música como elemento fundamental. Se estes jogos foram tão importantes para o crescimento de outras gerações, as crianças de hoje têm acesso a uma pluralidade de outros divertimentos baseados em meios tecnológicos. As novas brincadeiras alteram significativamente as formas de brincar, distanciando as crianças de tradições e repertórios musicais brasileiros mais interativos. “Dentro da Caixinha” busca coletar e documentar, a partir da ficção, o repertório musical que embalou brincadeiras das gerações anteriores, unindo passado e presente do cenário lúdico infantil.

Compõem a trilha do filme cantigas clássicas como “A Velha a Fiar”, “Sapo Cururu” e “Ciranda Cirandinha”, além das músicas originais “Dentro da Caixinha” e “Funk de Roda”, e outras pesquisadas em partituras antigas. Leônidas José, conhecido por “Meu pé de Laranja Lima” e que interpreta o Arthur, comenta sobre a experiência de trabalhar em um filme musical. “Já havia participado de outros filmes, mas cantar em filme foi uma nova experiência. Tive que estudar bastante para fazer meus solos. E dançar foi muito divertido”, contou.

No enredo, três crianças – os irmãos Arthur, Laura e João – passam as férias na casa da avó, Neusa, em uma grande cidade. Enquanto os três se divertem com videogames e redes sociais, uma tempestade provoca uma queda de energia. Sem acesso aos passatempos tecnológicos, cabe à avó revirar seu baú de lembranças, surpreendendo os netos com o divertido universo das brincadeiras de roda. Nesta viagem ao passado, as crianças redescobrem a magia de brincar juntas.

– Eu acho que as crianças de hoje vão querer brincar mais com as brincadeiras que a gente faz no filme do quê com as outras. Porque é muito legal mesmo – comentou a intérprete da pequena Laura, a atriz Manoela Domingos.

As filmagens de “Dentro da Caixinha” aconteceram entre os meses de maio e junho de 2016, em diferentes locações de Belo Horizonte, como a Escola Estadual Pedro II e a Vila da Aeronáutica. Antes, um intenso processo seletivo, nos meses de fevereiro e março, contou com testes com 77 crianças e 10 atrizes para a seleção do elenco. O resultado é um elenco plural, originado de diferentes cidades de Minas Gerais, como Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas, Matozinhos, Ibirité, Lagoa Santa e a capital mineira. Com trabalhos no teatro, além de ser contadora de histórias, doutora palhaça e professora, a atriz Marta Morais, de Pará de Minas, que interpreta a querida Vovó Neusa, teve seu primeiro trabalho no cinema em “Dentro da Caixinha”. Sobre o processo de ensaios e filmagem ela destaca: “É muito difícil fazer um filme, a gente grava, repete, regrava. Mas, é uma alegria trabalhar em uma obra que resgata as brincadeiras de criança, da minha infância. E as crianças estão adorando as músicas, estão cantando sem parar. Acho que esse filme vai marcar a gente para a vida toda”.

No mês de março, um time de grandes nomes da nossa música, como Célio Balona e Marcos Frederico, entrou em estúdio para a gravação da trilha sonora. O diretor musical Rafael Nelvam contou também com um afinado coro infantil, conduzido pela regente Cláudia Duarte, para gravação do repertório.

A produção de “Dentro da Caixinha” recebeu ainda um minucioso processo de direção de arte: dezenas de peças de figurino foram confeccionadas e customizadas, além de baús e caixinhas que foram construídos especialmente para o filme.

Um trabalho cuidadoso que, graças à parceria com a distribuidora Cineart Filmes, chega às telas para embalar crianças de 2 a 11 anos.

‘Dentro da Caixinha’: Além de circular por salas de cinema e festivais, a produção tem como objetivo ser exibida dentro de escolas (Foto: Divulgação)

‘Dentro da Caixinha’: Além de circular por salas de cinema e festivais, a produção tem como objetivo ser exibida dentro de escolas, inclusive da região (Foto: Divulgação)

Sinopse

Arthur, Laura e João passam férias na casa da avó, em uma grande cidade. Os três irmãos se distraem com videogames e redes sociais quando, de repente, uma tempestade provoca a queda de energia. Ao ver seus netos entediados sem os passatempos eletrônicos, Neusa revira seu baú de lembranças e surpreende as crianças com o divertido universo das brincadeiras de roda.

 

Elenco

João: Cauã Carvalho

Laura: Manoela Domingos

Arthur: Leônidas José

Neusa: Marta Morais

Neusa (criança): Fernanda Catarina

Chiquito: Adilson Maghá

Chiquito (criança): Erick Viana

Nini: Rute Vianna

Nini (criança): Ludmilla Caldeira

 

Ficha técnica

Roteirista, diretor e editor: Guilherme Reis

Produtora executiva e diretora de produção: Ana Amélia Arantes

Diretor musical: Rafael Nelvam

Coreógrafo: Fernando Barcellos

Diretor de fotografia: Sérgio Gomes

Diretor de arte: Daniel Ducato

Assistente de direção: Leo Ayres

Preparador de elenco: Byron O’Neill

 

 

Serviço

O trailer de ‘Dentro da Caixinha’ pode ser conferido no link (https://youtu.be/E4Gc_i2SiqU).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996