O cinema em tempos de recessão

by Diário do Vale
‘Casamento Grego 2’: Se você gostou do primeiro filme vai curtir essa continuação

‘Casamento Grego 2’: Se você gostou do primeiro filme vai curtir essa continuação

Com a briga entre o Batman e o Superman ainda rolando nas telas, o cinema ficou pobre em estreias. Entrou em ritmo de recessão que nem o Brasil. As estreias desta semana se resumem a comédia “Casamento Grego 2” que, como vocês devem saber, é a continuação do “Casamento Grego” com a atriz Nia Vardalos. Que além de fazer o papel principal é a autora do roteiro do filme. No Gacemss tem a animação “Anomalisa” do diretor Charlie Kauffman, que gosta de fazer filmes esquisitos como “Quero ser John Malkovich” e “Brilho eterno de uma mente sem lembranças. “Anomalisa” é um filme de 90 minutos de duração feito com bonecos de stop motion, mas não é uma atração para crianças. É uma história adulta sobre a rotina da vida moderna.

O primeiro “Casamento Grego” passou nos cinemas em 2002, há um bocado de tempo e só virou filme devido a interferência da esposa do Tom Hanks, Rita Wilson, que gostou da ideia de uma comédia sobre uma família grega. No primeiro filme Toula (Nia Vardalos) arrumava um namorado não grego, o que deixava sua família em polvorosa. Depois de uma série de choques culturais e uma grande festa de casamento a moça e seu namorado, Ian (John Corbett) iam viver juntos.

Na vida real a Grécia enfrenta uma crise econômica pior que a brasileira e são poucas as famílias gregas que podem financiar uma festança daquelas. Mas no mundo do cinema esses problemas da vida real não costumam interferir. E, afinal, os gregos desta história moram em Nova Iorque, onde a crise ainda não chegou. No segundo filme, que se passa 13 anos depois, o casal Toula e Ian já tem uma filha adolescente, Paris, que trabalha no restaurante dos pais. A menina está terminando o segundo grau e os pais enfrentam uma crise no casamento. Quando os avós descobrem que Toula e Ian nunca se casaram de verdade resolvem preparar uma nova festa de arromba. Se você gostou do primeiro filme vai curtir essa continuação. Os atores são os mesmos e as piadas sobre a cultura grega continuam.

No Gacemss

Já “Anomalisa” é para a turma que curte um cinema mais cerebral e experimental. Os críticos de arte adoraram. A técnica usada é a do stop motion, que significa filmar bonecos de pano ou de madeira quadro a quadro. Foi o mesmo processo usado naquele filme de terror para crianças, o “Coraline”.

A trama gira em torno de um homem comum, de meia idade, chamado Michael Stone. Ele é incapaz de interagir com outras pessoas e vive uma vida monótona e repetitiva. Durante uma viagem de negócios Stone conhece uma mulher extraordinária, a Lisa do título, que vai mudar sua vida e levá-lo a ver o mundo com outros olhos. As vozes dos bonecos foram feitas por apenas três pessoas: David Thewlis faz a voz de Michael Stone, Jennifer Jason Leigh é Lisa e Tom Noonan faz todos os outros personagens.

A maior parte da história se passa dentro de um hotel, onde Stone encontra Lisa depois de uma viagem de avião. Para as plateias acostumadas com os filmes de ação e efeitos especiais, como “Batman vs Superman”, “Anomalisa” vai ser uma experiência tediosa. Mas para aqueles que aceitam embarcar no existencialismo do diretor, o filme vai dar motivo para muita discussão e reflexão. Com uma hora e meia de duração “Anomalisa” pode ser classificado como um média metragem. Já quem prefere um cinema mais agitado pode escolher entre os blockbusters que continuam em cartaz, como o “Convergente” e o “Batman”.

 ‘Anomalisa’: Filme é uma história adulta sobre a rotina da vida moderna


‘Anomalisa’: Filme é uma história adulta sobre a rotina da vida moderna

Por Jorge Luiz Calife
[email protected]

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996