O destino da África

by Diário do Vale

A África tem sido uma espécie de consolo para nós brasileiros. Sempre que as coisas vão mal por aqui (e o Brasil vai de mal a pior) podemos olhar para o outro lado do Atlântico e ter um certo consolo. Temos corrupção, banditismo sem controle, doenças tropicais, mas os africanos não estão em situação melhor. Se nós temos a dengue e a chikungunya, eles tem o ebola. Se temos crime organizado, eles têm guerras tribais e grupos terroristas como o Boku Harum. A história da África parece ser um catálogo de desgraças que o historiador americano, Martin Meredith examina em seu novo livro “O Destino da África”, da editora Zahar.

Meredith procura mostrar que alguns dos flagelos africanos vêm das riquezas daquele continente imenso. No passado foi o marfim dos elefantes, o ouro e o tráfico de escravos que atraíram a cobiça de mercadores, caçadores de fortuna e conquistadores de todos os lugares. Vide a lenda das míticas “minas do rei Salomão” onde existiriam ouro e pedras preciosas capazes de enriquecer quem as encontrasse. Em tempos modernos é o petróleo, os diamantes e outros minerais valiosos que atraem gente da pior espécie. De mercenários e corporações em busca de lucro.

Do antigo Egito aos dias atuais o livro relembra os antigos reinos, as lendas, a disseminação do cristianismo e do islã que hoje alimentam ódios ancestrais. O impacto da colonização europeia e a tão sonhada independência. Como é comum aos historiadores modernos Meredith usa uma abordagem multidisciplinar, misturando a geografia com a história, a política e a sociologia para traçar um painel abrangente da África de ontem e de hoje. E o livro conclui com uma projeção para o futuro. Quando os africanos, como o resto do mundo, terão que enfrentar os efeitos da mudança climática global.

O livro é grande, tem 760 páginas, como é normal em uma obra abrangente. O preço fica em torno dos R$ 100, mas quem prefere a edição eletrônica sai por R$ 60. São cinco mil anos de história construída em cima de riquezas, ganância e poder, que ajudam a entender os problemas da África moderna.

Dourada: O passado e o desafio da África

Dourada: O passado e o desafio da África

 

Por Jorge Luiz Calife

[email protected]

You may also like

2 comments

Thamires 2 de agosto de 2017, 10:22h - 10:22

Parece ser uma ótima, linda, triste e riquíssima leitura. Parece não, com certeza deve ser!!!

Anderson 31 de julho de 2017, 16:53h - 16:53

Muito bom lançamento, há poucos livros sobre o assunto em português. Valeu pela indicação!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996