domingo, 24 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Ocupe o Centro Cultural Fundação CSN com a sua arte

Ocupe o Centro Cultural Fundação CSN com a sua arte

Matéria publicada em 24 de fevereiro de 2018, 11:10 horas

 


‘Ocupa Centro Cultural’ acolherá grupos culturais de diversas linguagens para formação e difusão cultural em Volta Redonda; inscrições estão abertas

Volta Redonda – Se você é artista e quer divulgar a sua arte, fica ligado! Estão abertas as inscrições para a ocupação de salas do Centro Cultural Fundação CSN com a realização de apresentações de teatro, dança, música, artes visuais, cultura popular e literatura, ensaios, seminários, formações, contação de história, pesquisas e saraus. O objetivo da Fundação CSN é utilizar o Centro Cultural para apoiar grupos e coletivos de artistas de Volta Redonda e região.

Em 2017 mais uma vez o espaço bateu recorde de público com 40 mil visitantes. Faz parte da estratégia do equipamento acolher artistas de outras cidades, contribuindo para o intercâmbio cultural, como a visita do cantor Criolo para um encontro com rappers da região Sul Fluminense, em outubro do ano passado. Outra ação relevante que se consolidou nos últimos meses foi o Samba do Abacateiro, uma roda de samba voltada para sambistas, compositores e apreciadores que tem atraído um público de todas as idades, coletivos e grupos culturais de Volta Redonda e região.

Como parte da programação em homenagem ao mês da criança o destaque foi a exposição do escritor e ilustrador de livros infantis, Bill Borges. Pela primeira vez a Galeria recebeu uma exposição especialmente voltada para o público infantil. O Centro Cultural também acolheu pelo segundo ano consecutivo o Sonora, Festival Internacional que reuniu compositoras da região Sul Fluminense. A VRCon, conferência de cultura nerd, contou com a presença do desenhista da Marvel, Rodney Buchemi e do comediante, Fernando Caruso. Em um único dia reuniu público de aproximadamente oito mil pessoas.

Segundo Helder Oliveira, Supervisor de Projetos da Fundação CSN, o espaço exerce um importante papel social, artístico e cultural na cidade.

– O Centro Cultural possui espaços para diversas atividades e preferências. Estamos abertos e buscamos sempre acolher a comunidade e tornar o equipamento cada vez mais um espaço de convivência e troca. Contamos com uma Fonoteca com mais de seis mil álbuns disponíveis para apreciação do público. Espaço para leitura e estudo com wifi, biblioteca especializada em artes e exposição permanente. Em 2018 as novidades continuam, teremos um estúdio para gravação musical – diz.

Além disso, para contribuir com a inclusão e acolher todos os públicos, o espaço realizou em parceria com o Degase a exposição Desenho Coletivo. Durante dois meses, Henrique Avelar artista do Centro Cultural, realizou uma oficina de desenho com garotos em medida socioeducativa. A ação teve também a parceria da Escola Estadual Irmã Terezinha de Barros, que funciona dentro do centro de socioeducação.

Potencializar

Somado a todas essas iniciativas o “Ocupa Centro Cultural” vem com o intuito de potencializar ainda mais as manifestações artísticas de todas as linguagens e gêneros, contribuindo assim para a difusão cultural e para a formação de público. “Esta iniciativa integra um dos eixos de ação do Centro Cultural, voltado à formação e pesquisa artística, e tem como objetivo apoiar o percurso artístico de profissionais da área cultural através da oferta de nosso espaço, para pesquisa, apresentações, ensaios entre outras ações”, reforça Helder.

Além dos artistas o público também será beneficiado, uma vez que a contrapartida da parceria será uma apresentação aberta ao público oferecida pelos artistas ocupantes.

 

Serviço

‘Ocupa Centro Cultural’

Período de inscrição: Abertas até 9/3/2018

Local: Rua 21, 402, Vila Santa Cecília, Volta Redonda

Telefone: (24) 3343-3990

Horário: 9h às 21h30

Período da ocupação: De 19/3/2018 a 14/12/2018

Ocupação gratuita: Fundação CSN terá espaço para teatro, dança, música, artes visuais, cultura popular e literatura, contação de história, saraus e muito mais (Foto: Divulgação)

Ocupação gratuita: Fundação CSN terá espaço para teatro, dança, música, artes visuais, cultura popular e literatura, contação de história, saraus e muito mais (Foto: Divulgação)

 

Os espaços disponíveis para ocupação serão duas salas para ensaios, oficinas e pesquisas e uma sala exclusiva para apresentações e eventos abertos ao público, de acordo com os horários disponíveis:

 

– Sala Movimento e Sala Desenhista: segunda a sexta-feira, nos horários: 9h às 11h | 11h às 13h | 13h30 às 17h30 |17h30 às 19h30 |19h30 às 21h30.

 

A ocupação pode ser semanal ou pontual, de acordo com a necessidade de cada atividade.

 

– Sala Maestro Franklin

 

De segunda a sexta-feira das 19h30 às 21h30. A ocupação desta sala é destinada a atividades abertas ao público. Pode ser semanal ou pontual, de acordo com a necessidade de cada atividade.

 

As inscrições são presenciais na recepção do Centro Cultural das 9h às 21h30.

Untitled Document