domingo, 9 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Ocupe o Centro Cultural Fundação CSN com a sua arte

Ocupe o Centro Cultural Fundação CSN com a sua arte

Matéria publicada em 24 de fevereiro de 2018, 11:10 horas

 


‘Ocupa Centro Cultural’ acolherá grupos culturais de diversas linguagens para formação e difusão cultural em Volta Redonda; inscrições estão abertas

Volta Redonda – Se você é artista e quer divulgar a sua arte, fica ligado! Estão abertas as inscrições para a ocupação de salas do Centro Cultural Fundação CSN com a realização de apresentações de teatro, dança, música, artes visuais, cultura popular e literatura, ensaios, seminários, formações, contação de história, pesquisas e saraus. O objetivo da Fundação CSN é utilizar o Centro Cultural para apoiar grupos e coletivos de artistas de Volta Redonda e região.

Em 2017 mais uma vez o espaço bateu recorde de público com 40 mil visitantes. Faz parte da estratégia do equipamento acolher artistas de outras cidades, contribuindo para o intercâmbio cultural, como a visita do cantor Criolo para um encontro com rappers da região Sul Fluminense, em outubro do ano passado. Outra ação relevante que se consolidou nos últimos meses foi o Samba do Abacateiro, uma roda de samba voltada para sambistas, compositores e apreciadores que tem atraído um público de todas as idades, coletivos e grupos culturais de Volta Redonda e região.

Como parte da programação em homenagem ao mês da criança o destaque foi a exposição do escritor e ilustrador de livros infantis, Bill Borges. Pela primeira vez a Galeria recebeu uma exposição especialmente voltada para o público infantil. O Centro Cultural também acolheu pelo segundo ano consecutivo o Sonora, Festival Internacional que reuniu compositoras da região Sul Fluminense. A VRCon, conferência de cultura nerd, contou com a presença do desenhista da Marvel, Rodney Buchemi e do comediante, Fernando Caruso. Em um único dia reuniu público de aproximadamente oito mil pessoas.

Segundo Helder Oliveira, Supervisor de Projetos da Fundação CSN, o espaço exerce um importante papel social, artístico e cultural na cidade.

– O Centro Cultural possui espaços para diversas atividades e preferências. Estamos abertos e buscamos sempre acolher a comunidade e tornar o equipamento cada vez mais um espaço de convivência e troca. Contamos com uma Fonoteca com mais de seis mil álbuns disponíveis para apreciação do público. Espaço para leitura e estudo com wifi, biblioteca especializada em artes e exposição permanente. Em 2018 as novidades continuam, teremos um estúdio para gravação musical – diz.

Além disso, para contribuir com a inclusão e acolher todos os públicos, o espaço realizou em parceria com o Degase a exposição Desenho Coletivo. Durante dois meses, Henrique Avelar artista do Centro Cultural, realizou uma oficina de desenho com garotos em medida socioeducativa. A ação teve também a parceria da Escola Estadual Irmã Terezinha de Barros, que funciona dentro do centro de socioeducação.

Potencializar

Somado a todas essas iniciativas o “Ocupa Centro Cultural” vem com o intuito de potencializar ainda mais as manifestações artísticas de todas as linguagens e gêneros, contribuindo assim para a difusão cultural e para a formação de público. “Esta iniciativa integra um dos eixos de ação do Centro Cultural, voltado à formação e pesquisa artística, e tem como objetivo apoiar o percurso artístico de profissionais da área cultural através da oferta de nosso espaço, para pesquisa, apresentações, ensaios entre outras ações”, reforça Helder.

Além dos artistas o público também será beneficiado, uma vez que a contrapartida da parceria será uma apresentação aberta ao público oferecida pelos artistas ocupantes.

 

Serviço

‘Ocupa Centro Cultural’

Período de inscrição: Abertas até 9/3/2018

Local: Rua 21, 402, Vila Santa Cecília, Volta Redonda

Telefone: (24) 3343-3990

Horário: 9h às 21h30

Período da ocupação: De 19/3/2018 a 14/12/2018

Ocupação gratuita: Fundação CSN terá espaço para teatro, dança, música, artes visuais, cultura popular e literatura, contação de história, saraus e muito mais (Foto: Divulgação)

Ocupação gratuita: Fundação CSN terá espaço para teatro, dança, música, artes visuais, cultura popular e literatura, contação de história, saraus e muito mais (Foto: Divulgação)

 

Os espaços disponíveis para ocupação serão duas salas para ensaios, oficinas e pesquisas e uma sala exclusiva para apresentações e eventos abertos ao público, de acordo com os horários disponíveis:

 

– Sala Movimento e Sala Desenhista: segunda a sexta-feira, nos horários: 9h às 11h | 11h às 13h | 13h30 às 17h30 |17h30 às 19h30 |19h30 às 21h30.

 

A ocupação pode ser semanal ou pontual, de acordo com a necessidade de cada atividade.

 

– Sala Maestro Franklin

 

De segunda a sexta-feira das 19h30 às 21h30. A ocupação desta sala é destinada a atividades abertas ao público. Pode ser semanal ou pontual, de acordo com a necessidade de cada atividade.

 

As inscrições são presenciais na recepção do Centro Cultural das 9h às 21h30.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document