Oficinas de teatro acessível da ONG Escola de Gente chegam a Barra Mansa

by Diário do Vale
Desde 2009: Escola de Gente já realizou mais de 60 oficinas em todas as regiões do Brasil (Foto: Divulgação)

Desde 2009: Escola de Gente já realizou mais de 60 oficinas em todas as regiões do Brasil (Foto: Divulgação)

Barra Mansa – Depois de passar por Pinheiral, Barra do Piraí, Três Rios e Mendes, entre outros municípios do estado do Rio, o circuito de oficinas de teatro acessível da ONG Escola de Gente chega a Barra Mansa hoje, dia 25. Destinada a estudantes, professores, gestores e agentes culturais, a oficina acontece das 13h às 16h, no CEJA Dary Ferreira Pinto de Oliveira (Rua Robert Lang, 162 – Barbará).
O circuito faz parte da Campanha Teatro Acessível – Arte, Prazer e Direitos, da Escola de Gente, patrocinado pela MRS Logística por meio da Lei Rouanet, e conta com a parceria da Vale, da Associação Nacional dos Procuradores da República e das Secretarias Municipais de Educação de cada cidade e apoio do Ministério da Educação. A iniciativa pretende sensibilizar mais de 10 mil pessoas até o final do ano, em um percurso gratuito e acessível, focado em disseminar o conceito de cultura inclusiva.
Até o fim do ano, serão 13 oficinas de teatro acessível gratuitas para estudantes, agentes culturais e professores/as da rede pública de ensino, além de quatro palestras da fundadora da ONG, Claudia Werneck. O circuito já passou pelo Rio de Janeiro, Realengo, Engenheiro Paulo de Frontin, Mangaratiba, Três Rios, Barra do Piraí, Mendes e Pinheiral. Depois de Barra Mansa, irá também para Nova Iguaçu, Itaguaí e Comendador Levy Gasparian.

Oficinas de Teatro Acessível

Desde 2009, a Escola de Gente já realizou mais de 60 Oficinas em todas as regiões do Brasil. Com metodologia e supervisão da Escola de Gente, as Oficinas de Teatro Acessível têm o objetivo de sensibilizar o público para praticar inclusão todos os dias, propondo situações lúdicas e desafiadoras nas quais todas as pessoas se exercitam e praticam a inclusão.
– Tudo é muito instigante, provocador, ousado e faz com que o público exercite diferentes modos de se comunicar. Nas oficinas é possível testar os limites daquilo que se pensa, no dia a dia, ser inclusão – comenta Claudia Werneck. Com três horas de duração, as Oficinas de Teatro Acessível contam com intérprete de Libras e audiodescrição.
Cada participante receberá uma camiseta da campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” e um exemplar do livro “Um amigo diferente?”, de Claudia Werneck, impresso em tinta e com outros formatos acessíveis. Publicado pela WVA em 1994, o livro foi traduzido para o espanhol e o inglês e integra o acervo de bibliotecas e escolas públicas de todo o Brasil.

A Escola de Gente – Comunicação em Inclusão

Fundada pela jornalista Claudia Werneck em 2002, a ONG Escola de Gente já sensibilizou mais de 400 mil pessoas de 16 países das Américas, África, Oceania e Europa, além de contar com parceiros/as da sociedade civil, governos, Ministério Público da União, conselhos de direitos, cooperação internacional e empresas. Por sua atuação, a ONG recebeu 41 reconhecimentos nacionais e internacionais, dentre elas duas da Presidência da República: o “Prêmio Direitos Humanos 2011” na categoria “Direitos de Pessoas com Deficiência”, a mais alta condecoração do Estado brasileiro na área dos Direitos Humanos; e a Ordem de Mérito Cultural 2014, por sua contribuição ao país na categoria “Artes Integradas”.
A Escola de Gente trabalha para que as políticas públicas se tornem inclusivas, ou seja, que garantam direitos humanos também para quem tem deficiência e vive na pobreza, especialmente crianças, adolescentes e jovens. A participação em conselhos, produção e disseminação de marcos teóricos e metodologias próprias, formação de juventudes em mídias acessíveis em universidades, comunidades e favelas, criação de indicadores, consultorias e distintas ações na área da cultura são papéis desempenhados pela Escola de Gente.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996