Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Simone Leitão retomam turnê de sucesso com concertos em São Paulo

by Diário do Vale

Barra Mansa – Após mais um concerto de sucesso de sua temporada oficial, desta vez exaltando a música brasileira, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) se prepara para mais um desafio. Começa esta semana o Tour Orquestral, com a OSBM, sob regência do maestro Alastair Willis, e a pianista Simone Leitão. As apresentações acontecem entre os dias 16 e 19 de setembro, em Lorena e São Paulo, com entrada gratuita.

Nesta sexta-feira, 16 de setembro, a cidade de Lorena, em São Paulo,  recebe o Tour Orquestral. O concerto acontece  no Teatro Teresa D´Ávila, a partir das 19 horas. Em seguida, o Tour Orquestral parte para São Paulo. As apresentações na capital paulista acontecem na Sala São Paulo. No domingo, 18, o concerto inicia às 11h e na segunda,19 de setembro, acontece a partir de 10h.

O concerto de domingo integra a série Concertos Matinais 2016, produzida pela Fundação OSESP. Na segunda-feira, o concerto será exclusivo para 800 alunos do Ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo. Durante este concerto, a pianista Simone Leitão e o maestro Alastair Willis conversam com os alunos sobre o funcionamento de uma orquestra e o programa interpretado.

Os concertos da turnê têm quatro obras em seu repertório, que faz uma viagem ao mundo com composições de diversas nacionalidades. Catedral da Luz, de Alexandre Schubert, foi estreada pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa em julho de 2015. Rachmaninoff  é representado no concerto por meio de sua composição “Rapsódia Sobre um Tema de Paganini em lá menor, Op. 43”, considerada uma obra de difícil execução. “Rhapsody in Blue”, de Gershwin, traz a mistura da música clássica com o jazz para o concerto e “Estância”, do argentino  Alberto Ginastera, completa a apresentação com um retrato da vida nas estâncias argentinas, nas fazendas de gados dos pampas.

A primeira edição do Tour Orquestral aconteceu em 2013, quando Simone Leitão e a OSBM, regida pelo taiwanesa Apo Hsu e o brasileiro Guilherme Bernestein,  se apresentaram  por diversas cidades brasileiras. A turnê  se tornou a base do documentário “Pare Olhe e Escute”, dirigido por Katia Lund. O filme mostra a transformação de Barra Mansa com a chegada do Projeto Música nas Escolas, da qual a orquestra faz parte.

Nesta edição do Tour Orquestral, a regência fica a cargo do maestro norte-americano Alastair Willis, que em dois momentos já esteve no Brasil especialmente para dirigir a OSBM. O maestro é  diretor musical da Orquestra Sinfônica de Illinois. Anteriormente, foi regente associado da Sinfônica de Seattle e diretor musical da Sinfônica Jovem de Cincinnati. Alastair atua intensamente, também, como regente convidado de dezenas de orquestras ao redor do mundo – da Sinfônica de Chicago à Orquestra Sinfônica Brasileira, da Filarmônica de Nova York à Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (em 2010 e 2012). Sua gravação de “L’Enfant et les Sortilèges”, de Ravel, com a Sinfônica de Nashville foi indicado ao prêmio Grammy como melhor álbum clássico de 2009.

A pianista Simone Leitão, idealizadora do Tour Orquestral, tem uma carreira ativa nas Américas, Europa e Ásia e é uma das pianistas brasileiras mais atuantes do atual cenário nacional. Leitão mantém uma agenda internacional frequente e se apresenta nas principais salas, entre elas Carnegie Hall, Sala Cecília Meireles e Sala São Paulo. Já trabalhou como solista ao lado das orquestras Miami Symphony, Amazonas Filarmônica, Neojibá, Sinfônica Heliópolis, Filarmônica do Espírito Santo e Sinfônica de Barra Mansa, com a qual esteve sob a batuta dos maestros Eduardo Marturet, Ricardo Castro, Apo Hsu, Daniel Guedes, Guilherme Bernstein, Helder Trefzger e Luiz Fernando Malheiro.

 

Serviço

Tour Orquestral em Lorena

Data: 16de setembro (sexta)

Horário: 19h

Local: Teatro Isabel D´Ávila

Endereço: Av. Dr. Peixoto de Castro, 539 – Lorena/SP

Tour Orquestral em São Paulo

Data: 18 de setembro (domingo)

Horário: 11h

Data: 19 de setembro (segunda-feira)

Horário: 10h

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos –São Paulo/SP

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996