Orquestra Sinfônica de Barra Mansa inicia nesta terça-feira a temporada 2017

Por Diário do Vale

Barra Mansa – A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, uma das mais jovens do país, inicia sua temporada 2017 mostrando ao público que clássico e juventude caminham juntos. Em seu primeiro concerto da temporada “OSBM pelo Mundo”, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe a jovem pianista, Patrícia Glatzl, e apresenta um repertório repleto de clássicos românticos. Com entrada gratuita, o concerto acontece nesta terça-feira, dia 14, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é integrante do Projeto Música nas Escolas, mantido pela prefeitura de Barra Mansa, que realiza processo de formação musical em toda a rede municipal de ensino.

Regida por seu maestro e diretor artístico, Vantoil de Souza, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa selecionou um programa repleto de clássicos românticos. A primeira obra a ser interpretada pela orquestra neste ano é a “Abertura do Festival Acadêmico”, do alemão Johanes Brahms. Em seguida, a OSBM faz uma viagem à Rússia por meio das obras de Rachmaninoff e Tchaikovsky.

A solista Patrícia Glatzl assume o piano durante a interpretação do “Concerto nº2 para piano”, de Rachmaninoff. Mineira, de Juiz de Fora, Patrícia iniciou seus estudos em piano com a professora Denise Costa, em Viçosa. Sua vida acadêmica teve continuidade na Unirio, onde se formou em Música, tendo se tornado Mestre em Práticas Interpretativas, pela UFRJ. A pianista se destaca no cenário musical do país, apresentando-se em importantes salas e festivais, como a Sala Cecília Meireles, Sala de Concerto da Rádio Mec, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e os festivais de inverno de Petrópolis e Friburgo. Também foi vencedora do Concurso Maria Teresa Madeira, com apenas 18 anos, do III Concurso de Jovens Solistas da OSMG e do Concurso para Solista da Orquestra da Unirio.

A noite de abertura da temporada 2017 da OSBM se encerra com a “Sinfonia nº 1”, de Tchaikovsky, obra que tornou o compositor russo popular.

O concerto dá início a um ano repleto de novidades para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além do tradicional concerto na Igreja Matriz de São Sebastião, a orquestra também agracia o público com um concerto mensal no Centro Cultural do Clube Municipal, em Barra Mansa. Os concertos no Clube Municipal acontecem duas semanas após a apresentação na Matriz. A OSBM ainda tem agenda de apresentações na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, e em festivais.

‘OSBM pelo Mundo’: Em seu primeiro concerto da temporada a OSBM recebe a jovem pianista, Patrícia Glatzl (Foto: Divulgação)

‘OSBM pelo Mundo’: Em seu primeiro concerto da temporada a OSBM recebe a jovem pianista, Patrícia Glatzl (Foto: Divulgação)

Temporada ‘OSBM Pelo Mundo’

Depois de viajar pelas cores na temporada 2016, agora, em 2017, a OSBM faz uma verdadeira viagem musical. As obras do programa de cada concerto representam um país, permitindo ao público realizar uma verdadeira experiência sensorial, viajando a paisagens tão distintas por meio da música. Além das obras internacionais, a OSBM recebe, também, na temporada 2017, solistas de países distintos que deixam sempre um pouco de sua cultura.

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há doze anos promove a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.

 

Serviço

O concerto de abertura da temporada 2017 acontece hoje, dia 14, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro de Barra Mansa.

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996