quarta-feira, 16 de agosto de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Orquestra Sinfônica de Barra Mansa inicia nesta terça-feira a temporada 2017

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa inicia nesta terça-feira a temporada 2017

Matéria publicada em 14 de março de 2017, 12:57 horas

 


Concerto acontece na Igreja Matriz de São Sebastião, às 20h; entrada do público é gratuita

Barra Mansa – A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, uma das mais jovens do país, inicia sua temporada 2017 mostrando ao público que clássico e juventude caminham juntos. Em seu primeiro concerto da temporada “OSBM pelo Mundo”, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe a jovem pianista, Patrícia Glatzl, e apresenta um repertório repleto de clássicos românticos. Com entrada gratuita, o concerto acontece nesta terça-feira, dia 14, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é integrante do Projeto Música nas Escolas, mantido pela prefeitura de Barra Mansa, que realiza processo de formação musical em toda a rede municipal de ensino.

Regida por seu maestro e diretor artístico, Vantoil de Souza, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa selecionou um programa repleto de clássicos românticos. A primeira obra a ser interpretada pela orquestra neste ano é a “Abertura do Festival Acadêmico”, do alemão Johanes Brahms. Em seguida, a OSBM faz uma viagem à Rússia por meio das obras de Rachmaninoff e Tchaikovsky.

A solista Patrícia Glatzl assume o piano durante a interpretação do “Concerto nº2 para piano”, de Rachmaninoff. Mineira, de Juiz de Fora, Patrícia iniciou seus estudos em piano com a professora Denise Costa, em Viçosa. Sua vida acadêmica teve continuidade na Unirio, onde se formou em Música, tendo se tornado Mestre em Práticas Interpretativas, pela UFRJ. A pianista se destaca no cenário musical do país, apresentando-se em importantes salas e festivais, como a Sala Cecília Meireles, Sala de Concerto da Rádio Mec, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e os festivais de inverno de Petrópolis e Friburgo. Também foi vencedora do Concurso Maria Teresa Madeira, com apenas 18 anos, do III Concurso de Jovens Solistas da OSMG e do Concurso para Solista da Orquestra da Unirio.

A noite de abertura da temporada 2017 da OSBM se encerra com a “Sinfonia nº 1”, de Tchaikovsky, obra que tornou o compositor russo popular.

O concerto dá início a um ano repleto de novidades para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além do tradicional concerto na Igreja Matriz de São Sebastião, a orquestra também agracia o público com um concerto mensal no Centro Cultural do Clube Municipal, em Barra Mansa. Os concertos no Clube Municipal acontecem duas semanas após a apresentação na Matriz. A OSBM ainda tem agenda de apresentações na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, e em festivais.

‘OSBM pelo Mundo’: Em seu primeiro concerto da temporada a OSBM recebe a jovem pianista, Patrícia Glatzl (Foto: Divulgação)

‘OSBM pelo Mundo’: Em seu primeiro concerto da temporada a OSBM recebe a jovem pianista, Patrícia Glatzl (Foto: Divulgação)

Temporada ‘OSBM Pelo Mundo’

Depois de viajar pelas cores na temporada 2016, agora, em 2017, a OSBM faz uma verdadeira viagem musical. As obras do programa de cada concerto representam um país, permitindo ao público realizar uma verdadeira experiência sensorial, viajando a paisagens tão distintas por meio da música. Além das obras internacionais, a OSBM recebe, também, na temporada 2017, solistas de países distintos que deixam sempre um pouco de sua cultura.

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há doze anos promove a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.

 

Serviço

O concerto de abertura da temporada 2017 acontece hoje, dia 14, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro de Barra Mansa.

 

 

Untitled Document