Orquestra Sinfônica de Barra Mansa interpreta hoje a Quinta Sinfonia de Mahler em concerto no Instituto Cultural Municipal

by Diário do Vale

Barra Mansa – Um grande desafio. Assim pode ser resumido o concerto de abril da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Em “Ciclo Mahler – O apogeu do virtuosismo orquestral”, a OSBM interpreta a mais emblemática sinfonia de Mahler, considerada uma das obras mais complexas da música orquestral. Excepcionalmente neste concerto, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta no Instituto Cultural Municipal, no Clube Municipal. O concerto gratuito acontece nesta terça-feira, dia 11 de abril, às 20h.

O concerto conta com apenas uma música, mas que preenche toda apresentação com sua grandiosidade. Dividida em cinco movimentos, a sinfonia mescla trevas e luz, iniciando com uma marcha fúnebre e encerrando em um ritmo entusiasmado. O 4º movimento, considerado o ponto alto da sinfonia, ficou mundialmente conhecido por ser a trilha sonora do filme Morte em Veneza.

Sob regência de seu maestro associado, Daniel Guedes, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa selecionou a 5ª Sinfonia de Mahler para este concerto, justamente por sua complexidade e caráter desafiador. Sua interpretação pela OSBM, demonstra o avanço técnico da orquestra, que ao longo de seus doze anos encarou diversos desafios, comprovando sua excelência.

Além disso, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa mantém sua viagem musical pelo mundo, como sugere o tema de sua temporada 2017 “OSBM pelo Mundo”. Neste concerto, a viagem tem passagens pela República Tcheca, onde nasceu Gustav Mahler, e por Viena, onde Mahler vivia enquanto compunha a sinfonia.

A mudança do local do concerto da Igreja Matriz de São Sebastião para o Instituto Cultural Municipal foi necessária devido a um compromisso assumido pela igreja com a Arquidiocese. Mas a música não pode parar e a OSBM acionou seu segundo palco oficial em Barra Mansa, o Instituto Cultural Municipal, para manter o concerto e não deixar de contemplar seu público.

Caráter desafiador: Sob regência de seu maestro associado, Daniel Guedes, OSBM selecionou a 5ª Sinfonia de Mahler justamente por sua complexidade (Foto: Divulgação)

Caráter desafiador: Sob regência de seu maestro associado, Daniel Guedes, OSBM selecionou a 5ª Sinfonia de Mahler justamente por sua complexidade (Foto: Divulgação)

Temporada ‘OSBM pelo mundo’

Depois de viajar pelas cores na temporada 2016, agora, em 2017, a OSBM faz uma verdadeira viagem musical. As obras do programa de cada concerto representam um país, permitindo ao público realizar uma verdadeira experiência sensorial, viajando a paisagens tão distintas por meio da música. Além das obras internacionais, a OSBM recebe, também, na temporada 2017, solistas de países distintos que deixam sempre um pouco de sua cultura.

 

Serviço

O concerto ‘Ciclo Mahler – O apogeu do virtuosismo orquestral’ será nesta terça-feira, dia 11, às 20h, no Instituto Cultural Municipal – Clube Municipal. A entrada do público é gratuita.

 

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996