terça-feira, 22 de Maio de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / OSBM apresenta concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

OSBM apresenta concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 9 de novembro de 2017, 18:00 horas

 


Orquestra executará obras de Francis Hime, Weber e Brahms

Barra Mansa e Rio –   Continuando sua viagem musical, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) sobe ao palco do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, para mais um concerto da temporada 2017. A apresentação acontece no próximo domingo, dia 12, às 11h. O ingresso custa R$ 1 e a classificação é livre.

Na ocasião, a orquestra será regida pelo maestro Daniel Guedes e o concerto terá a participação especial do clarinestista Cristiano Alves. No programa, obras de Weber (Abertura “Der Freischutz), Francis Hime (Concerto para Clarineta e Orquestra) e Brahms (Sinfonia no 2 em Ré Maior Op.73).

Na apresentação, destaca-se “Concerto para Clarineta e Orquestra”, que terá sua estreia carioca neste domingo. É uma obra clássica feita pelo compositor Francis Hime, um dos grandes nomes da MPB, dedicada ao clarinetista Cristiano Alves. Sua estreia mundial aconteceu no último dia 25 de outubro, em Barra Mansa. A cidade desenvolve há quase 15 anos o Projeto Música nas Escolas, do qual originou-se a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. A primeira execução do concerto contou com a presença de Francis Hime, que acompanhou de perto os ensaios e o espetáculo e elogiou a qualidade da orquestra.

– Fui apresentado a essa orquestra pelo Cristiano e fiquei bastante surpreso com a sua qualidade, é das melhores orquestras que tenho visto aqui no Brasil, com uma afinação excelente, um ritmo muito bom – afirmou ele, falando também sobre Daniel Guedes e Cristiano Alves. “Daniel é um craque mesmo, segura muito bem a orquestra. Posso dizer por que conheço bem a obra e sei das suas dificuldades, é muito rítmica, os naipes são muitos exigidos nesse sentido. E Cristiano, de quem já conhecia o trabalho, me surpreendeu como em tão pouco tempo preparou essa estreia, o que não é facil fazer”, finalizou.

Cristiano Alves contou sobre a emoção de ter um concerto dedicado a ele. “Ter uma obra dedicada a você é uma honra, uma alegria imensa. Francis Hime é um grande amigo por quem tenho muita admiração e respeito”, afirmou o músico.

O diretor artístico da OSBM, maestro Vantoil de Souza, falou da expectativa para a apresentação. “Foi uma apresentação belíssima em Barra Mansa e não tenho dúvidas de que também será no Theatro Municipal, principalmente com essa iniciativa do ingresso a R$ 1, o que facilita o acesso à cultura”, ressaltou Vantoil.

O presidente da Associação da Orquestra de Barra Mansa, Alexandre Martins, também falou sobre o concerto. “Voltar ao palco do Theatro Municipal é uma alegria para a OSBM e mais uma vez apresentarmos essa belíssima composição de um artista como Francis Hime é uma honra. Tenho certeza de que será um belo espetáculo”, falou o presidente da associação.

Untitled Document